ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Morro da Peça receberá Unidade de Conservação

A prefeitura de Maricá irá criar uma Unidade de Conservação no Morro da Peça, localizado no Recanto de Itaipuaçu, após muita luta de ambientalistas. A ação visa proteger os recursos naturais, históricos, culturais e paisagísticos ambientais do uso direto, além de tornar o espaço público.

Para o ambientalista Gerhard Sardo, coordenador do Movimento Itaipuaçu que Queremos, essa ação significa uma vitória para o grupo, que quer ainda mais conquistas. “Há um mês nós encaminhamos um projeto de Lei para o gabinete do prefeito. Com essa posição da prefeitura, mostra que eles se sensibilizaram com nosso apelo e isso nos dá força e confiança para seguirmos batalhando por outras ações.” Disse Gerhard.

A Unidade de Conservação municipal idealizada pela grupo pretende unir o Morro da Peça a um corredor ecológico com o Parque Estadual da Serra da Tiririca, garantindo a preservação da biodiversidade local e diminuindo os impactos sobre os recursos naturais, atendendo as recomendações do Plano Estratégico da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que recomenda a proteção das áreas de Mata Atlântica através da criação por lei de áreas naturais protegidas e corredores ecológicos.

A Prefeitura de Maricá informou possuir interesse na construção de um Monumento Natural do Morro da Peça e que já existe um processo administrativo em trâmite nesse sentido. A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente está realizando levantamento das propriedades particulares inseridas na área para um posterior estudo topográfico e elaboração de um Projeto de Lei que irá regular a implantação do monumento.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. A minha casa fica na rua que da acesso ao morro da peca,total da moradia ate a presente data (23)vinte e tres anos,iptu todos pagos ate a presente data.so espero que nao haja injustica com os moradores…

Botão Voltar ao topo