Notícias de Maricá

Maricá: Projeto “Ciência Itinerante” participa de evento em escola

O projeto “Ciência Itinerante”, ação conjunta das secretarias adjuntas de Meio Ambiente e Educação de Maricá, participou nesta sexta-feira (19/6) da feira de ciências do Centro Educacional Martins Santini (Cemas), que fica no bairro Parque Eldorado, cujo tema foi preservação. Foi a primeira ação da nova etapa do projeto, apresentada durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade, em que conta com um veículo para levar o conhecimento científico a unidades das redes pública e privada.

No espaço montado para o “Ciência Itinerante”, um grande número de alunos demonstrou curiosidade com as espécies de pedras, cristais e mariscos mostrados. “Nossa intenção é essa mesma, levar a crianças e jovens a experiência de tocar e conhecer de perto esses objetos, que a maioria deles só vê na internet porque os laboratórios das escolas estão acabando”, pontuou o coordenador do projeto, Marcus Lacerda. Uma aluna do 5º ano reconheceu imediatamente um mineral conhecido como pirita recebeu parabéns do professor. “Conhecia da internet, é uma pedra bonita”, disse Camila de Paiva, de 10 anos.

Também participou da feira de ciências a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que mostrou aos alunos do maternal como se faz tinta com um tipo de argila extraída de uma falésia que fica na curva do Boqueirão, às margens da lagoa de Araçatiba. As crianças fizeram um grande mural com suas pinturas, que vão ficar em exposição na escola.

“São crianças que raramente têm essa oportunidade de pôr a mão na terra e interagir com ela”, ressaltou a coordenadora Ana Paula Tinoco. Para a coordenadora geral da unidade escolar, Mariany Monteiro, a participação dos órgãos públicos é válida porque mostra as iniciativas do governo. “A ideia agora é complementar o conteúdo em sala de aula e estimular os alunos a reproduzir fora da escola o que aprenderam”, enumerou.

Após o recesso escolar de julho, o “Ciência Itinerante” começará a circular pelas escolas da rede pública de ensino. Segundo Marcus Lacerda, no entanto, a equipe já recebe convites para eventos como o do Cemas. O coordenador informou que qualquer unidade da rede particular de Maricá que queira receber o projeto deve entrar em contato com a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá, através do telefone 2637-3835.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo