Notícias de Maricá

Maricá e Itaboraí têm melhor gestão fiscal

O Índice de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado, ontem, pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) revelou que quatro cidades do Leste Fluminense estiveram entre as primeiras posições do ranking de melhor gestão fiscal.

Rio das Ostras (2º), Itaboraí (3º), Maricá (6º) e Saquarema (9ª) receberam classificação como melhor gestão fiscal, enquanto Iguaba Grande e Tanguá foram classificados como boa gestão fiscal. Rio Bonito foi o município da região com pior avaliação e apresenta gestão fiscal crítica, tendo recebido conceito D.

As duas maiores cidades do Leste Fluminense, Niterói (46º) e São Gonçalo (32º), pioraram seu desempenho, segundo dados oficiais de 2013 – últimos disponíveis – e foram classificadas como gestão fiscal em dificuldade. Ambas também tiraram conceito D em Investimentos, o que significa gestão crítica desse quesito.

Já Tanguá teve a maior evolução entre 2012 e 2013, dentre os municípios que apresentaram boa gestão. O crescimento deveu-se, principalmente, pela melhora do IFGF Investimentos, que saltou do conceito D para A.

Em nota, a assessoria da Prefeitura de Maricá informou que “o município está bem posicionado nos rankings nacional e estadual como resultado da seriedade e o compromisso com a aplicação dos recursos públicos em sua gestão”.

Já a prefeitura de Tanguá informou que, entre outros fatores, “um dos pontos importantes foi a melhoria na gestão com pessoal, onde enxugamos a folha de pagamento e ainda elaboramos o plano de cargos e salários que acabou com as disparidades salariais que eram comuns nas gestões anteriores, ou seja, agora temos equiparação salarial o que melhoram os gastos”.

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. A pesquisa completa pode ser acessada no endereço eletrônico: www.firjan.org.br/ifgf.

As prefeituras de São Gonçalo, Niterói e Rio Bonito não responderam até o fechamento desta edição.

Fonte: O São Gonçalo

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo