Notícias de Maricá

Procon-RJ encontra alimentos vencidos em supermercado de Maricá

Uma operação do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) realizada nesta segunda-feira (03), encontrou uma grande quantidade de alimentos fora do prazo de validade em um supermercado em Maricá.

A operação, denominada “Ouro Negro”, flagrou uma filial dos supermercados Estrela do Sul (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 251), com mais de três toneladas de alimentos impróprios para consumo, incluindo 160 kg de carne bovina, suína e embutidos por estarem com prazo de validade vencido e mal acondicionados. A operação “Ouro Negro” também fiscalizou outros estabelecimentos comerciais de Maricá, como o supermercado Princesa da Praça Conselheiro Macedo Soares foram encontrados 20 kg de alimentos danificados. A loja teve duas câmaras frigoríficas interditadas, por mau estado de funcionamento e de conservação dos alimentos.

Fiscalização recolheu mais de 3 toneladas de produtos impróprios. (Fotos: Clarildo Menezes)
Fiscalização recolheu mais de 3 toneladas de produtos impróprios. (Fotos: Clarildo Menezes)

No estoque do Estrela do Sul da Avenida Nossa Senhora do Amparo foram encontrados nada menos que 3.600kg de alimentos secos – arroz, feijão preto e carioquinha, milho para pipoca e milho para canjica. Espaço pequeno, sem ventilação, presença de insetos e sacos furados, aparentemente danificados por roedores, condenaram o estoque. Havia alimentos armazenados há mais de um ano em condições impróprias, com datas de 2013 e 2014.

A perícia da Polícia Civil vistoriou os alimentos condenados para consumo, para inutilização. O lote foi transportado em caminhão da Prefeitura para descarte em local específico. Segundo os fiscais, os proprietários dos supermercados ou seus gerentes terão 48h para se apresentarem ao delegado Júlio Cesar Mulatinho, da 82ª DP, para esclarecimentos, e 15 dias para apresentarem defesa jurídica. 

Os consumidores estavam assustados com o resultado da fiscalização. “Ainda compro aqui, uma coisinha ou outra. Já comprei caixa completa de leite fora da validade, estragado, e tive de jogar fora. Agora, vou me ligar mais”, disse Almir Ferreira, 60 anos, aposentado, morador de São José do Imbassaí, que faz compras sempre que vem ao Centro. Ivan Ribeiro, 51 anos, morador do Centro, trabalha na UFRJ. Diz que sempre observa o aspecto do produto e o prazo de validade. “Não dá para facilitar. Para trocar mercadoria estragada, dá o maior trabalho. Deviam ter mais cuidado na conservação e doar, dentro do prazo, o que estiver ainda em bom estado”, afirmou. Já Carlos César de Alencar, 50, morador no Centro, informou que até 2014 comprava no supermercado autuado. “Já comprei iogurte, queijo, embutidos e carne estragados aqui, por não prestar atenção ao produto”, concluiu.

A rede de supermercados Estrela do Sul é a proprietária do recorde de descarte de produtos impróprios para comercialização e consumo. Em setembro de 2013 o Procon encontrou 27 toneladas de produtos irregulares. Na ocasião, a equipe de reportagem do ‘Maricá Info’ esteve com a equipe de fiscalização do Procon e fez imagens que podem ser vistas no vídeo:

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo