Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura promove passeio gratuito em aldeia indígena e restinga

Atividade acontece neste sábado (08/08) e integra o Circuito Ecológico, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. Inscrições até sexta-feira

A próxima edição do Circuito Ecológico, iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, acontece neste sábado (08/08) na restinga de Maricá com visitação à aldeia indígena Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (significa Mata Verde Bonita), em São José do Imbassaí. Os participantes farão uma caminhada leve, com duas horas de duração, em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e conhecerão a aldeia da tribo Tupi-Guarani M’Bya e seus costumes, e poderão degustar comidas típicas, além de comprar artesanato feito pelos índios. O passeio é gratuito.

As vagas são limitadas e as inscrições feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (07), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem tem problemas cardíacos. A atividade é coordenada por Márcia Freitas, guia turística especializada em ambientes marinhos e costeiros pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que acompanha os participantes nas trilhas.

O ponto de encontro será na praça da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes – antiga Estrada dos Macacos, em São José do Imbassaí – às 8h. O acesso é pelo km 19 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), sentido Maricá. A orientação da secretaria é que todos usem roupas leves e de banho, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos nos quatro distritos da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo