Notícias de Maricá

Tubarão de 2 metros é capturado na praia de Itaipuaçu

Um tubarão de aproximadamente 2 metros de comprimento foi ‘pescado’ nesta quarta-feira, 5, na Praia de Itaipuaçu. O animal, da espécie Tubarão-galha-branca, foi capturado por uma rede de pesca e levado para a areia com o auxílio de guardas-vidas e pescadores locais. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local.

Nossa equipe já ouviu um especialista em tubarões, que nos informou que as fêmeas destas espécies procuram o litoral para ter os filhotes, já que a região é rica em alimentos.

Tubarão de aproximadamente 2 metros foi capturado em Itaipuaçu. (foto: Lucas Oliveira)
Tubarão de aproximadamente 2 metros foi capturado em Itaipuaçu. (foto: Lucas Oliveira)

A maioria dos tubarões pescados se enroscaram em redes de pesca lançados ao mar. Vale lembrar que não há registrado nenhum ataque de tubarões a banhistas nas praias da cidade. A pesca do tubarão martelo também é proibida, em vista que a espécie está ameaçada extinção, mas na maioria das vezes a pesca se dá de forma acidental, não ocorrendo irregularidade.

Falamos com o mestre em ciências biológicas e membro do Departamento de Zoologia da UERJ, professor Ulisses Gomes. “Existem duas espécies de tubarão martelo que ocorrem com muita frequência no Rio de Janeiro (Sphyrna zygaena e Sphyrna lewini) e geralmente as fêmeas gravidas liberam os filhotes próximo ao litoral por ter mais alimentos.” Disse

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo