Notícias de Maricá

Maricá retira publicidade irregular às margens da RJ-106 em Inoã

A equipe de fiscalização de posturas da Secretaria Executiva de Infraestrutura de Maricá desmontou nesta sexta-feira (07/08) dois sinalizadores de grande porte, que anunciavam a loja da rede de lanchonetes ‘fast food’ Habib´s e da rede de supermercados Rede Economia, ambas na altura do Km 15 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em Inoã. Na operação de retirada de uma das estruturas, toda em ferro com 19 metros de altura e com peso aproximado de uma tonelada, foi utilizado um caminhão-guindaste e outros dois caminhões para transportar as partes. A outra, menor, foi removida na parte da tarde.

Para que a retirada da primeira placa transcorresse sem problemas, parte da área de estacionamento que fica às margens da rodovia teve de ser interditada já nas primeiras horas da manhã, assim como a passarela de pedestres que fica ao lado de onde a placa estava montada. Segundo os fiscais, as empresas não tinham licença para utilizar as peças, sendo que a maior também não

Fiscais da prefeitura removeram publicidade irregular em Inoã.
Fiscais da prefeitura removeram publicidade irregular em Inoã.

estava dentro dos padrões exigidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Urbanismo.

Os fiscais informaram ainda que a altura máxima permitida é de 10 metros para as que têm um suporte e 6,5 metros para as que utilizam dois suportes. A multa de ambos os estabelecimentos pode chegar a 48 UFIMAs (Unidade Fiscal de Maricá), equivalente a R$ 5.789,28, mais os custos da operação de retirada. “O correto antes de uma instalação como esta é que a loja ou empresa procure a Prefeitura para se informar sobre as exigências”, explicou o fiscal Marcello Zeccer. “A Secretaria de Urbanismo tem uma lista com tudo que é necessário para fixação desses anúncios”, acrescentou, ressaltando que as lojas foram notificadas das irregularidades, mas não as corrigiram, daí a ação do município.

Marcello Zeccer antecipou também que ações como essa deverão ser intensificadas com o funcionamento do Departamento de Operações Fiscais, novo órgão vinculado à Secretaria Executiva de Infraestrutura em processo de criação. Além da retirada de placas de publicidade irregulares, o departamento ficará responsável pela desocupação de áreas públicas, limpeza de terrenos, por fiscalizar a construção de muros e calçadas, desobediência a embargo de obras e demolições de imóveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo