Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Dia D abre campanha de vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizará de sábado (15/08) até o dia 31 deste mês, a Campanha de vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde e a Campanha de Multivacinação para atualização do cartão de vacina. No sábado, dia 15 de agosto, das 8h às 17h, acontecerá o dia “D” da campanha. O grupo alvo para vacinação contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Em Maricá, espera-se imunizar 7132 crianças e atingir assim a meta de 95 %.

Já para a Campanha de Multivacinação, o público alvo são crianças menores de cinco anos de idade. “As crianças de seis meses a menores de cinco anos receberão na boca duas gotinhas contra a poliomielite. Esta vacina não é indicada para aqueles que tiveram reação anafilática a doses anteriores e em crianças que façam uso de corticosteroides em dose imunossupressora”, destaca a coordenadora do Programa de Imunização de Maricá, Núbia Brum. Segundo ela, para que a criança participe é necessário apresentar o cartão de vacina.

Várias vacinas estarão disponíveis do dia 15 ao dia 31 de agosto: Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Pólio Intramuscular, Pólio oral, Tríplice viral, Tríplice bacteriana (DTP), Hepatite A, Tetraviral e Influenza. “Atenderemos também as meninas de 9 a 13 anos para a primeira e a segunda dose contra o HPV e também as vacinas dupla Adulto, DTPA (gestantes) e Influenza, conforme avaliação do cartão vacinal”, afirmou Núbia. A vacinação acontecerá dos dias 15 a 31 de agosto nos seguintes postos de saúde: Central, Inoã, Ponta Negra, São José, Itaipuaçu, Santa Rita. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família: Bambuí, Barra, Espraiado, Ubatiba, Guaratiba, Mumbuca, Bairro da Amizade, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã II, Inoã I, Chácara de Inoã, Santa Paula, Jardim Atlântico e Recanto. No dia “D”, que acontecerá em 15 de agosto, haverá vacinação nos lugares citados acima e contra a poliomielite no Rotary Club de Maricá das 8 às 16 horas.

Durante a campanha, haverá avaliação da situação vacinal do grupo alvo, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Nessa ocasião, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e dessa forma espera-se reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Núbia chama a atenção para o fato de quem nem todas as vacinas serão realizadas. “A BCG não estará disponível, pois ela é realizada no posto Central às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8 às 11 horas. A vacina contra a Febre Amarela também não, pois está disponível no posto Central às terças-feiras, das 13 às 16 horas e somente para viajantes que irão para áreas endêmicas”, destaca a coordenadora. “Iniciaremos mais uma campanha de vacinação atendendo ao calendário do Ministério da Saúde. Esperamos o mesmo sucesso da última campanha onde superamos a meta programada. É muito importante que os pais levem seus filhos para garantir o direito à saúde e à qualidade de vida”, reforça a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo