Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Dia D contra a paralisia infantil imuniza quase 3 mil crianças

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde promoveu no último sábado (15/08), o Dia “D” de vacinação contra a Poliomielite. Na ocasião 2852 crianças foram imunizadas, e as campanhas do Ministério da Saúde e de Multivacinação para atualização do cartão de vacina continuam até o dia 31 de agosto. O grupo alvo na ação contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Em Maricá, espera-se imunizar 7132 crianças e atingir assim a meta de 95 %. Já para a Campanha de Multivacinação, o público alvo são crianças menores de cinco anos de idade. “As crianças de seis meses a menores de cinco anos receberão na boca duas gotinhas contra a Poliomielite. Esta vacina não é indicada para aqueles que tiveram reação anafilática a doses anteriores e em crianças que façam uso de corticosteroides em dose imunossupressora”, informa a coordenadora do Programa de Imunização de Maricá, Núbia Brum. Segundo ela, para que a criança participe é necessário apresentar o cartão de vacina, mas a vacinação é um evento para toda a família. Quem quiser participar deve apresentar documento de identidade e cartão de vacina. Durante a campanha haverá acompanhamento do Bolsa família em todas as Unidades de saúde.

Até o dia 31 de agosto várias vacinas estarão disponíveis: Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Pólio Intramuscular, Pólio oral, Tríplice viral, Tríplice bacteriana (DTP), Hepatite A, Tetraviral e Influenza. “Atenderemos também as meninas de 9 a 13 anos para a primeira e a segunda dose contra o HPV e também as vacinas dupla Adulto, DTPA (gestantes) e Influenza, conforme avaliação do cartão vacinal”, afirma Núbia. A vacinação acontece nas seguintes Unidades de saúde: Central, Inoã, Ponta Negra, São José, Itaipuaçu, Santa Rita. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família: Bambuí, Barra, Espraiado, Ubatiba, Guaratiba, Mumbuca, Bairro da Amizade, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã II, Inoã I, Chácara de Inoã, Santa Paula, Jardim Atlântico e Recanto.

Durante a campanha, haverá avaliação da situação vacinal do grupo alvo, para a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com o que prevê o Programa Nacional de Imunização (PNI). Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e dessa forma espera-se reduzir as taxas de abandono da vacinação. Núbia chama a atenção para o fato de quem nem todas as vacinas serão realizadas. “A BCG não estará disponível pois é realizada no posto Central às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h. A vacina contra a Febre Amarela também não, pois está disponível no posto Central às terças-feiras, das 13h às 16h e somente para viajantes que irão para áreas endêmicas”, destaca a coordenadora.

“Iniciamos mais uma campanha de vacinação atendendo ao calendário do Ministério da Saúde. Esperamos o mesmo sucesso da última campanha onde superamos a meta programada. É muito importante que os pais levem seus filhos para garantir o direito à saúde e à qualidade de vida”, acrescenta a Secretária Municipal Adjunta de saúde, Fernanda Spitz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo