EsportesNotícias de Maricá

Maricá vence mais um campeonato regional de jogo de malha

O Ipiranga Malha Clube, de Maricá, RJ, foi campeão do primeiro turno do campeonato regional de malha.

Por ter sido campeão do primeiro turno o Ipiranga tinha vantagens de decidir em casa. No jogo de ida, o clube de Maricá foi ao Rio de Janeiro com a proposta de trazer um ótimo resultado na casa do adversário. Foi o que aconteceu. O Ipiranga fez uma excelente partida, trazendo duas vitorias da casa do oponente, vencendo o clube municipal do Rio por 3 x 2.

No jogo de volta era só fazer o dever de casa. E foi feito. O Ipiranga fez 2 a 0 no numero de partidas. Na terceira partida o time do municipal abriu uma vantagem imensa. Aí veio a estratégia do técnico e também jogador, pedindo mudança de cabeceira do atleta Osvaldo e Rosinei, foi onde começou a reação. Os jogadores tiraram a diferença do adversário e viraram o jogo no último arremesso, fazendo 3 a 0 no número de partidas. Na quarta partida o Ipiranga venceu com sobra, já ficando como campeão regional. Vencendo por 4 a 1 o municipal.

Sobre o jogo
O Jogo da malha é um desporto onde se lançam discos de metal em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha (ou o fito) o mais próximo possível deste pino. A malha é um jogo de origem antiga. A sua prática em Portugal é relatada em documentos dês que começaram a ferrar os cavalos do exército romano. Para ocupar as horas de lazer nos acampamentos, os soldados tiveram a ideia de aproveitar as ferraduras imprestáveis.
No Brasil, o Jogo da Malha, tanto como o de ferraduras, foi trazido por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo