Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Saúde abre segunda etapa de vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde iniciou a segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). A segunda dose é a continuidade da vacina, composta por três doses e que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. O público alvo são as meninas com idade de 9 a 13 anos, que tomaram a primeira dose há seis meses. Quem ainda não foi vacinada com a primeira dose também deve participar e iniciar assim, o esquema vacinal. As meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos de idade e que já completaram 14 também precisam ser imunizadas. Claudia Souza, subsecretária de Atenção Básica, destaca que para a ótima resposta contra o HPV, ou seja, cerca de 98 % de proteção contra o câncer de colo de útero (tipos virais 16 e 18) e verrugas genitais (tipos virais 6 e 11) são necessárias as 3 doses. A primeira, a segunda após seis meses e a última depois de 60 meses (cinco anos) contados da primeira dose. “O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente e aproximadamente 70% dos casos são causados pelo HPV. Por isso, vale muito a pena conscientizar pais e responsáveis para a importância da vacinação”, afirma. Claudia chama a atenção, ainda, para o fato de que a vacina é produzida com o vírus inativo (sem o DNA viral). “A vacina não produz a doença. É como plantar um mamão sem as sementes. A árvore não vai crescer”, explicou.

O Ministério da Saúde também imunizará as meninas e mulheres de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV, por serem mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV. O esquema vacinal é diferente neste caso. A primeira dose, após dois meses a segunda e a última dose após seis meses da aplicação da primeira.

O objetivo é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo de útero, explica Núbia Brum, Coordenadora do Programa de Imunização de Maricá. Segundo ela, esta doença representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. “Em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Educação, daremos continuidade com a vacinação nas escolas. Para que as meninas participem será necessário apresentar autorização dos pais, a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.” A vacinação acontecerá também em todas as Unidades de Saúde do município, com exceção de Santa Paula, que neste primeiro momento fará a vacinação somente nas escolas. O horário de atendimento nas Unidades de Saúde será das 8h às 16h30. Neste caso é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. “Quem não tiver o cartão do SUS será vacinada, mas precisará apresentá-lo na próxima vacina”, afirmou a Coordenadora.

A vacinação nas escolas começará no dia 14 de setembro. O Programa Municipal de Imunização entrará em contato com as escolas para realizar o agendamento, a fim de vacinar as alunas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Maricá

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo