Notícias do Brasil

Torneio de Poker é ilegal? – Por Fábio Toledo

Antes de responder essa pergunta vamos conceituar “jogo de azar”, isto é, jogos que dependem estritamente da “sorte”, um exemplo simples seria “LOTO”, “LOTERIA” “TELE-SENA”(TRF decidiu, depois STJ reformou, agora foi para o STF-( REsp 851090 SP 2006/0092669-7 (STJ)), “MEGA SENA”, ou seja, tais jogos dependem estritamente da sorte, outros jogos de azar como a “TELE-SENA”, tem a roupagem de título de capitalização, isto é, após um determinado tempo ele (o título) é trocado pelo “dinheiro” corrigido, menos 50%, em todos os exemplos aqui são “jogos que dependem da sorte”, por outro lado, são autorizado pelo Governo.

Você deve estar se perguntando, “jogos de azar” autorizado pelo “Governo” sim, é uma questão mais política do que legal, tanto que o próprio Governo Federal já analisa o retorno dos “bingos” para arrecadar mais impostos (http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/09/governo-federal-quer-legalizar-jogos-de-azar-no-brasil-4850183.html), concluímos que aquilo que hoje é certo, amanhã pode ser considerado “contravenção”, alguns juristas chamam de “crime anão”.

No caso dos TORNEIOS DE POKER, inclusive patrocinado por algumas empresas, tais como: “SKY” entre outras, inclusive oferecendo prêmios milionários em torneios internacionais vem ganhando jogadores, admiradores e adeptos é na realidade uma mudança de mentalidade, para se ter uma idéia nos Estados em locais muito afastados uma forma de receita foi à casa de “jogos”.

Os TORNEIOS DE POKER são levado muito a sério, para ter uma idéia recentemente a POKER STAR foi comprado por cerca de 4,9 bilhões de dólares, financiado pelos maiores Bancos Americanos, Deutsche Bank, Barclays, Macquarie Group e Blackstone Group (O GLOBO), no caso estamos falando do sistema “on-line”.

Por outro lado, tivemos recentemente “Microsoft” que é a principal empresa patrocinadora do evento de POKER em LOS ANGELES “Peacefund’s Celebrity Poker Tournament”, evento na qual tem o objetivo de angariar fundos para uma entidade que ajuda pessoas no continente africano, o participante além de competir para receber o prêmio ainda pode sentar ao lado de uma celebridade(http://www.maisev.com/).

Recentemente, a SKY, o Jogador Neymar Junior, Ronaldo o “fenômeno” entre outras celebridades vem apoiando Circuito Brasileiro de Pôquer (BSOP – Brazilian Series of Poker) – http://www.ogirassol.com.br/geral/com-neymar-jr-circuito-brasileiro-de-poquer-retorna-para-a-segunda-etapa-do-ano-em-sao-paulo. Ficaríamos aqui longo tempo demonstrando que o POKER deixou de ser marginalizado como MMA, as empresas, celebridades não iriam deixar que sua imagem ficasse vinculado a um negócio sem organização e legalidade, diga-se de passagem, socialmente é aceito por todos os setores e camadas sociais, sendo um esporte democrático, porque existe torneio de R$ 5,00 a “milhões”, tudo depende do Clube de Poker, localização e evento.

Por conseguinte, resta a questão jurídica, a pergunta inicial é o “TORNEIO DE POKER É ILEGAL, ou não, a pergunta é simples, é jogo de azar? Recentemente a 8º Promotoria de Minas Gerais escreveu no seu parecer no processo 0163472-54 “…Foi solicitado ao Instituto de Criminalística laudo sobre a dinâmica do jogo…apartir do laudo de folhas 68…a pratica desse jogo depende da habilidade dos jogadores, diferente de demais modalidade de jogos…como caça níqueis…”( http://br.pokernews.com/noticias/2013/02/um-ano-depois-justica-decide-em-favor-da-federac-o-mineira-6253.htm), aliás, espalhasse pelo Brasil decisões sobre a legalidade dos TORNEIOS DE POKER, diferente não poderia ser.

Não necessitamos de muito esforço, um dos maiores Juristas no Brasil em seu parecer escreveu: Miguel Reale Jr.., sobre a legalidade da modalidade, juntado aos autos do Mandado de Segurança n.º 2010.047810-1/SC: “Assim, como assinala o perito RICARDO MOLINA DE FIGUEIREDO, no jogo de pôquer a habilidade será a longo prazo o principal fator de sucesso, pois depende da habilidade de se realizar cálculos matemáticos, ao lado da artimanha de ocultar os próprios sentimentos e de captar corretamente os sentimentos dos outros, em constante "avaliação psicológica", analisando as reações e modos de ser de cada um dos contendores.

No torneio de POKER não existe circulação de “dinheiro” e o jogador compra as “fichas”, ou “entrada” para participar dos torneios, no final em regra existe prêmios para os primeiros colocados, é um ambiente agradável com regras de comportamento inclusive freqüentado por “mulheres”, aquela imagem de “homens bêbados” falando “palavrões” e na realidade estereotipo criado pelo imaginário de filmes de Concluímos que sua pratica, o POKER, está delineado ao esporte com regras, inclusive já existe um grupo de trabalho para regulamentar no Ministério dos Esportes (http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ministerio-do-esporte-vai-regulamentar-o-poquer-no-brasil).

Sobre o autor

Fábio Toledo é Advogado Pós-Graduado em Direito Privado pela UFF e Pós-graduando em Perícia Criminal. Ele é colunista semanal do ‘Maricá Info’ e escreve sobre assuntos diversos com abordagens jurídicas.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Boa noite,gostaria de saber se é legal jogar campeonatos de poker no Brasil com dinheiro real,na forma de inscrição,Por que não pode e não tem nenhum site brasileiro que vc pode fazer depósitos em reais e jogar online?Se tem esses tipo Pokerstar que brasileiros jogam mas tem que fazer depósito em dolar e fora do Brasil.E que não é fácil resgatar o dinheiro que por ventura ganhe; Se eu tiver um software de poker e quiser fazer um campeonato online eu posso??Se sim,tenho que pagar imposto?
    Obrigado,se puder responder por e-mail.

Botão Voltar ao topo