ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Senai e Prefeitura entregam certificados a 110 formandos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho, entregou os certificados de conclusão a 110 formandos dos cursos de Eletricista de Obras, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista de Construção Civil, Auxiliar de Operação em Logística e Auxiliar Administrativo. Os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pelo município para oferecer as qualificações. A cerimônia aconteceu às 18h, na Unidade de Itaipuaçu e foi conduzida pelo secretário adjunto de Trabalho, Marcelo Carvalho, pelos subsecretários Arilda Rocha e Lauro Grafanassi (Sistema Nacional de Emprego – Sine). Alunos e suas famílias preencheram o espaço do salão térreo, onde são ministrados alguns dos cursos. Devido a uma falha técnica no som, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado à capela, o que emocionou os presentes.

A subsecretária Arilda Rocha lembrou que os cursos tem como objetivo preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho, possibilitando inclusão social e geração de renda e por isso integram as prioridades do governo. “A Prefeitura já investiu em um ano de programa cerca de R$ 2,5 milhões e a renovação de contrato para 2016 contará com mais R$ 2 milhões", adiantou. “O SENAI é uma instituição reconhecida internacionalmente e o certificado de vocês tem um peso maior. Valorizem isto”, completou. Ainda de acordo com Arilda, a meta do governo é atender o maior número possível de jovens. “Parte do programa está sendo destinado exclusivamente às 3 mil famílias que se mudaram para os dois condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu e Inoã”, disse.

Para a professora do curso de Auxiliar de Operação em Logística, Suzana Maria Gomes, os formandos são insubstituíveis. “Cada aluno é um ser único. Vocês nos fazem melhores a cada dia, e nos levam a aprender mais. Nos dedicamos por vocês, e o fazemos porque gostamos. Certamente esse diploma será um diferencial na vida de todos”, completou. O aluno Wellington Jefferson da Silva agradeceu aos professores e ao programa, pela oportunidade dada a todos os colegas. “Temos de aproveitar isso, e continuar, para ter cada vez mais chances de um bom emprego“, garantiu. Para Marcos Ribeiro de Souza, 56 anos, que terminou o Curso de Desenho para Construção Civil, o momento foi especial. “Imaginem que há 40 anos tentei estudar no Senai e não consegui. Na época, além de caro, o curso exigia indicação de professores da instituição. Hoje, as atividades são gratuitas e qualquer um pode se inscrever", descreveu. "Sou corretor de imóveis, e isso me ajudará na profissão. Estou fazendo agora o de Montador de Painéis Elétricos, e não vou parar”, acrescentou.

Lauro Grafanassi enfatizou que a qualificação é importante para a empregabilidade. “Muitos esperam mais por um posto de trabalho por falta de qualificação profissional. O Sine está sendo uma extensão desses cursos, pois encaminhamos com mais facilidade o aluno formado pelo Senai tanto para o mercado de trabalho local como o regional”, analisou. Já o secretário Marcelo Carvalho informou que em um ano de programa foram formados 389 alunos nas três unidades (Itaipuaçu, Flamengo e Inoã). “É meta do governo expandir ainda mais o programa. Calculamos poder oferecer ao mercado de trabalho local e regional, até o final de 2016, com a implantação do programa nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida, vagas para qualificar milhares de jovens para Construção Civil, Metalurgia, Desenho, Eletricidade Predial, Industrial e outros”, comentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo