Notícias de MaricáSaúde

Maricá: ‘Dia D’ do preventivo realiza mais de 700 atendimentos

O “DIA D do exame preventivo ou Papanicolau” foi promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde no último sábado (24/10), das 8h às 17h, como parte das comemorações da Campanha Outubro Rosa. Na ocasião, as equipes das Unidades de Saúde da Família e Postos de Saúde de Maricá (com exceção de Santa Paula que não fez a atividade), realizaram um total de 712 preventivos ginecológicos (Papanicolau), além de oferecerem vacinação contra o papiloma vírus causador do HPV. O número de atendimentos superou os 589 exames do Dia D de 2014. Além disso, houve o exame físico das mamas, palestras e café da manhã. As usuárias com idade ou com necessidade de mamografia foram orientadas para a realização do exame. Os profissionais das unidades também falaram sobre diversos assuntos tais como prevenção do câncer de colo de útero e o de mama; autoexame da mama; cuidados com a pele, saúde da mulher e ainda entregaram uma rosa e uma lixa de unha para as mulheres que colheram o preventivo.

Coordenadora da Estratégia Saúde da Família e dos Postos de Saúde de Maricá, Luana Cano afirmou que objetivo da ação é conscientizar a população em relação à prevenção do câncer de colo de útero e de mama. “O preventivo e o autoexame da mama são formas precoces de se detectar a doença”, disse. Para Márcia Mattos, coordenadora do PS de Inoã, o saldo foi positivo. “Todas conseguiram fazer o exame. Quem marcou durante a semana e quem chegou por livre demanda”, disse. “Durante a semana, devido ao trabalho, as mulheres não conseguem vir ao posto. No sábado, elas tiveram essa oportunidade”, afirmou Vanessa Viana, enfermeira do PSF São José I. "Através dessas atividades, casos podem ser diagnosticados em tempo de cura”, complementou.

A população participou e aprovou. É o caso de Maria Ercília Rodrigues, cuidadora de idosos, 49 anos e moradora de Inoã. “Essa programação é ótima. Trabalho durante a semana. Sábado é o único dia que eu poderia vir”, afirmou. A professora Geísa Fernandes Curtipassi, 59 anos, mora em São José, colheu o preventivo e assistiu a uma palestra sobre câncer. “Fiz o exame, pois gosto de cuidar da minha saúde. As orientações da psicóloga foram ótimas. Pudemos tirar dúvidas e aprender mais”, disse.

Subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza explica que cerca de 50% das pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino não fazem o preventivo há 10 anos ou mais. Segundo ela, as lesões iniciais que podem desencadear o câncer são em sua grande maioria, sugeridas no preventivo (papanicolau), principal exame de rastreio. “A partir do resultado, providências terapêuticas são tomadas para a cura e muitas vezes sem necessidade de internação e sim, no próprio ambulatório", disse. Em relação à prevenção do câncer de mama, ela explica que a maior dificuldade de a mulher praticar o autoexame das mamas está relacionada ao medo de encontrar algo que para ela significaria uma sentença de morte, o que não é verdade. “O diagnóstico precoce, muitas vezes, a poupa da mastectomia radical (retirada completa da mama), retirando-se apenas um segmento, e o melhor, com índices de cura muito elevados. A mulher deve fazer o autoexame uma vez por mês. De preferência no período pós-menstrual, quando as mamas estão menos densas. No caso de se notar modificação da textura da pele da mama, ou seja, aspecto semelhante à casca de laranja, inversão do bico do peito, saída de secreção com sangue ou nódulos palpáveis, a mulher deve imediatamente procurar por um serviço de saúde. Isso vale também para o homem, pois ele também pode ter câncer de mama. Cabe ressaltar, que a opinião do marido ou companheiro ao detectar algo diferente na esposa, deve ser levada em consideração”, ressaltou a ginecologista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo