Notícias de MaricáSaúde

Aumenta o número de casos de Dengue em Maricá, Niterói e Itaboraí

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou recentemente um levantamento que mostra o aumento da Dengue no Rio de Janeiro. Foram 56,5 mil casos suspeitos de dengue em 2015, com 19 mortes confirmadas. Em 2014, foram notificados 7.819 casos da doença e dez mortes.

Em Maricá, de janeiro a agosto a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde registrou 89 casos de Dengue. Já no mesmo período de 2014 foram registrados 62 casos, um aumento de 27 casos da doença em um ano. Nenhuma morte foi registrada por decorrência da Dengue. Para reduzir estes números, a secretaria realiza regularmente vistorias domiciliarias em reservatórios e orientações aos moradores para não deixar água parada em pneus e recipientes sem tampas, além de ações de conscientização em escolas do município, praças, bairros e a campanha ‘Dez Minutos contra a Dengue’. A secretaria faz ainda ações específicas de combate ao aedes aegypti com base nos dados epidemiológicos fornecidos pelos agentes em visitas domiciliares. As denúncias de locais com focos do mosquito podem ser encaminhadas para o telefone 2637-3926 (Ouvidoria da Secretaria Adjunta de Saúde)

Em Niterói, de janeiro a agosto deste ano, houve 339 casos diagnosticados, sem nenhuma incidência de óbito, segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Em Niterói, durante 2014 foram 305 notificações, do período de janeiro a agosto – representando um aumento de 11% nos registros da doença desde o ano passado. A fundação informou que realiza um trabalho intenso de rotina durante todo ano contra dengue. No verão, há uma campanha com o objetivo de intensificar as ações de combate e prevenção à doença.
Em Itaboraí foram notificados 321 casos suspeitos de dengue entre janeiro e setembro de 2014, contra 656 notificações, nesse mesmo período, este ano – aumento de 104%. Desses, oito casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen), de controle do Governo do Estado.

Em nenhum dos municípios analisados foram registrados casos de Zika ou morte pelo vírus da Dengue nos dois últimos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo