Notícias de MaricáSaúde

Obras paradas em postos de saúde de Maricá

Os postos de saúde são unidades básicas que deveriam trabalhar na prevenção da doença, marcar exames, fazer consultas periódicas e encaminhar para um atendimento especializado.

Em Maricá muitas áreas ainda estão desassistidas desse atendimento, como é o caso dos moradores do loteamento Marinelância, em Cordeirinho. Lá as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) estão paralisadas – ou andando bem devagar – há cerca de um ano e meio, isso mesmo 18 meses.

Participe

  • Você pode enviar foto, áudio ou vídeo de algum flagrante, reclamação ou sugestão de reportagem para o nosso canal do Whatsapp (21) 99621-9049. A sua participação é importante para ajudar as informações da nossa cidade.

Obra do posto de saúde abandonada em Cordeirinho. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Obra do posto de saúde abandonada em Cordeirinho. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Outra região que está desassistida de atendimento básico de saúde é o condomínio Santa Paula e o Spar, no distrito de Inoã. Lá a situação é precária e os moradores já chegaram até a fazer um protesto, realizando um abraço simbólico no posto de saúde que passa por reforma há cerca de dois anos. O custo da reforma do posto que funcionava no local é de mais de R$ 66 mil e a previsão para o término das intervenções era de seis meses.

Entramos em contato com a prefeitura de Maricá, que informou que “as obras do Posto de Saúde de Santa Paula estão aguardando o repasse federal previsto no projeto. A Prefeitura já empenhou a sua parte na obra e não pode aplicar nenhum recurso além do calculado para o projeto. No momento, o município está fazendo gestões junto ao Ministério da Saúde para apressar a conclusão dessa obra, que é de interesse da população e do próprio governo. Já a reforma do posto de saúde de Cordeirinho está prevista para ser reiniciada em dezembro”.

Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, foram repassados R$390 mil para a Construção e Ampliação de Unidades Básicas de Saúde – UBS em Maricá em 2014, mas a página não especifica para qual unidade é destinado a verba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo