Notícias de Maricá

DETRO-RJ fiscaliza acessibilidade em ônibus de Niterói

Desde janeiro, 357 infrações já forma aplicadas pelas equipes por problemas nos equipamentos

Com o objetivo de fiscalizar o funcionamento dos equipamentos de acessibilidade nos ônibus intermunicipais, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou nesta quinta-feira (12/11) operação especial no Terminal Rodoviário João Goulart, em Niterói. Pela manhã, os fiscais vistoriaram 60 coletivos e registraram duas irregularidades: um ônibus com elevador para cadeirante inoperante e outro com o cinto de segurança para cadeirante com defeito. O valor das multas, somadas, é de R$ 4.801,74.

A aposentada e cadeirante Maria Lúcia Oliveira, 65 anos, destacou a importância de ações como estas. “Sempre utilizo os ônibus que partem de Niterói e diversas vezes não pude embarcar devido a problemas com o elevador. Já cheguei a cair da cadeira quando o veículo fez uma curva, em certa ocasião, pois o cinto de segurança estava com problemas”, afirmou.

Paralelamente à fiscalização, o Detro realizou mais uma edição da Ouvidoria Itinerante no local, recebendo as demandas dos passageiros dos ônibus intermunicipais. Além das denúncias referentes à acessibilidade, as principais queixas dos usuários foram: horário irregular, ar condicionado com defeito e mau estado de conservação dos veículos.

Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Como resultado, 4.788 coletivos foram multados, dos quais 1.551 foram retirados de circulação. Além de operações específicas para a acessibilidade, o funcionamento dos equipamentos é fiscalizado nas ações regulares, tendo os agentes aplicado 357 infrações referentes a defeitos nos elevadores, cigarras e cintos de segurança para cadeirantes.

Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para colaborar, basta informar a irregularidade e o número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro – (21) 9-8596-8545.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo