Notícias de Maricá

Maricá: Ônibus da EPT circulam com pneus carecas e colocam passageiros e motoristas em perigo

Com funcionamento há mais de um ano, a EPT (Empresa Pública de Transportes) possui hoje, menos de 10 ônibus em circulação com a chamada ‘Tarifa Zero’, que não cobra pela passagem.

Ônibus 'vermelhinho' da EPT com pneus carecas. (foto: Barão de Inohan)
Ônibus ‘vermelhinho’ da EPT com pneus carecas. (foto: Barão de Inohan)

De acordo com usuários, o transporte vem sofrendo com o sucateamento da frota, já até o momento nenhum novo ônibus foi colocado em circulação e os que rodavam sofrem com manutenção precária.

Segundo informações, apenas quatro ônibus estão circulando fazendo o transporte gratuito na cidade, um terço a menos do que em abril deste ano, quando 12 coletivos fazia o transporte de milhares de moradores e visitantes. Os ônibus possibilitaram desenvolvimento de diversas regiões menos movimentadas e possibilitou a muitos moradores o acesso a serviços antes inatingíveis pelo alto preço das passagens das empresas privadas.

Em pelo menos dois dos quatro coletivos que estão circulando a reportagem do jornal ‘Barão de Inohan’ flagrou pneus carecas, o que pode colocar em risco os motoristas e os passageiros.

Outros ônibus foram adquiridos pela prefeitura para colocar em circulação, estes, estão estacionados na Secretaria Municipal Adjunta de Obras, no bairro Caxito. São 16 novos ônibus que deverão ser colocados nas ruas no ano que vem.

De acordo com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Maricá,“nenhum veículo da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT) circula com os pneus fora do limite de utilização estabelecido pelo fabricante e determinado pela legislação de trânsito – que a empresa cumpre rigorosamente. Neste momento a frota conta com cinco veículos em operação normal, o que para a demanda das atuais linhas é considerado um pouco abaixo do ideal, que é o uso de oito ônibus por turno. Trata-se de um período de transição e a situação deverá mudar a partir de janeiro, quando está prevista a operação dos novos micro-ônibus; os veículos da frota em processo de manutenção retornarão à operação normal após a conclusão dos trabalhos; os estudos para a criação de novas linhas estarão concluídos e os aprovados no concurso público realizado pela EPT começarão a ser integrados à empresa”, comentou através de nota.

(foto: Google / Arte: Maricá Info)
(foto: Google / Arte: Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo