Notícias de Maricá

Maricá: Tradicional lavagem das escadarias da igreja matriz acontece neste sábado

A 17ª edição da lavagem das escadarias da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, está marcada para este sábado às 16 horas. Coordenado pela Fonte para Orientação Religiosa de Matriz Africana (Forma), o evento teve apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias adjuntas municipais de Assuntos Religiosos, Turismo, Cultura, Segurança Pública e Direitos Humanos. Diversos grupos de religiões afro foram convidados e a expectativa é que cerca de 200 pessoas participem.
Como sempre ocorre, a concentração será às 15 horas na Praça da Bandeira seguindo, a partir das 16 horas, a caminhada segue pela Avenida Nossa Senhora do Amparo até a igreja, onde é realizada a lavagem. Neste ano haverá duas novidades: a primeira será a presença de uma barraca onde estará à venda o legítimo de acarajé da Bahia, na Praça Orlando de Barros Pimentel ; a segunda é que as danças e ritos afro, que sempre ocorrem após a lavagem, desta vez serão realizadas em torno da árvore centenária que fica na praça, em vez do palco do anfiteatro.
Apontada como a terceira maior no Brasil – ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há mais de 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realizada há 20 anos –, a lavagem das escadarias integra o calendário oficial de eventos do município após sanção da Lei nº 2512, de 20 de maio de 2014.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo