Notícias de Maricá

Maricá terá unidade de produção de alimentos agroecológicos

O prefeito de Maricá assinou nesta sexta-feira (11/03) um convênio com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a criação de uma Unidade de Produção Agroecológica em Maricá. O espaço, que deverá ser montado numa área em Bambuí, vai produzir principalmente hortaliças e oferecer capacitação para produtores locais e também nas escolas, que terão prioridade no recebimento da produção destinada à merenda escolar, com o excedente voltado para feiras a serem montadas nos bairros.

Além do prefeito, assinaram o documento Joaquim Pinheiro (membro da direção nacional do MST) e Ana Paula Botelho, presidente da Cooperativa de Trabalho em Assessoria de Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Coopemar), que será responsável pela gestão. Segundo o prefeito, a ideia é criar uma rede de sustentabilidade alimentar a exemplo do que ocorre em cidades europeias como Marinaleda, na Espanha. “Vamos usar também o sistema da moeda Mumbuca para impulsionar essa nova economia, um novo mercado voltado para o povo”, afirmou o prefeito, que pediu ainda ao secretário adjunto de Educação, Daniel Neto, que a merenda escolar passe a ser composta integralmente de itens produzidos em cooperativas familiares nos próximos meses.

O secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Rubem Pereira, explicou que há uma diferença entre produtos orgânicos e os agroecológicos. “Os orgânicos ainda admitem uma pequena porcentagem de pesticidas químicos. Para os agroecológicos, a quantidade é zero. São produtos ainda mais puros que no processo orgânico”, esclareceu ele.

“Temos condições de fazer de Maricá o primeiro exemplo nacional de uma reforma agrária plena, com comunas de produção agrícola”, disse o diretor do MST Joaquim Pinheiro, informando ainda que o movimento fez uma doação de 1,5 tonelada de produtos orgânicos para as vítimas das enchentes em Maricá. A cerimônia foi encerrada com o grupo entoando a canção “O Cio da Terra” (de Milton Nascimento e Chico Buarque).

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo