Notícias de Maricá

Maricá: “Espraiado de Portas Abertas” realiza mais uma edição concorrida

O projeto “Espraiado de Portas Abertas”, que acontece bimestralmente na localidade rural realizou neste domingo (03/04), mais uma edição, recebendo centenas de visitantes que foram conhecer de perto as atrações de um dos pontos turísticos mais charmosos de Maricá. O evento é uma parceria da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, com visitantes e comerciantes do lugar – nas portas banners com a logomarca do projeto sinalizavam a participação – ao longo de 7 Km da Estrada do Espraiado. Os visitantes aproveitaram pratos típicos regionais em restaurantes e bares da região – do Alonso, o mais antigo do município; do Benedito; do Cauby; e o Cantinho da Dilma; caminhadas ecológicas, atividades equestres, banhos em cachoeiras e piscinas naturais, artesanato (palha de bananeira, MDF, e tapeçaria), compõem o roteiro do projeto.

O Sítio do Riacho recebe visitantes para pequenas caminhadas, banhos de piscina gratuitos durante o projeto, e tem um bar lanchonete com comidas e bebidas típicas, além de restaurante self-service com música ambiente. O músico Leandro Junnhyor, do projeto municipal “Sob o Sol, Sob o Céu de Maricá”, incluiu no repertório sucessos da Bossa Nova, chorinho e MPB. Visitantes como Fernanda Pires, 68 anos, moradora do Condado, esteve pela primeira vez na localidade. “A declaração do prefeito do Rio, Eduardo Paes, sobre Maricá, atiçou minha curiosidade em conhecer mais o município. Estou encantada com o que vi”, declarou, acompanhada da amiga Maria dos Anjos. A professora Daiane Hotze, 28 anos, moradora de São Gonçalo, visitou pela primeira vez o projeto. Acompanhada do marido, o administrador Rodrigo Targueta, 34, comprou artesanato e declarou estar adorando. “O lugar é muito agradável e o projeto, diferente e interessante. Virei outras vezes para conhecer mais”, completou.

Outro local que teve movimentação intensa foi o Largo de Santo Antônio. No palco montado pela Prefeitura, se apresentaram Gianne Mello e Raphael do Cavaco, sucedidos pelo casal Jô Borges e Aldo Correa (todos do projeto municipal Sob o Sol, Sob o Céu de Maricá) cantando sucessos da MPB e samba. O bar-restaurante ao lado da Capela de Santo Antônio serviu costela com aipim e as mesas estavam ficaram literalmente ocupadas. Barracas em frente vendiam doces em compota, queijo caseiro e frutas. A Associação de Moradores e Amigos do Espraiado – AMA Espraiado – esteve presente, filiando e recadastrando moradores. Ocimar Antunes, 48 anos, funcionário público, almoçou no local com a família. “Frequento o Espraiado há muitos anos. Minha família gosta muito daqui. O projeto aumentou e muito a visitação e a divulgação do lugar”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo