Notícias de MaricáSaúde

Maricá: CRAS São José faz ação contra o mosquito Aedes Aegypti

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São José, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, promoveu uma palestra de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya, na tarde da última quinta-feira (07/04), na sede do CRAS em São José. Segundo o coordenador do centro, Thiago Ribeiro, o objetivo da ação foi de incentivar os moradores a fazer parte na luta contra o mosquito, evitando a ocorrência de casos da doença na região.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do programa Educação em Saúde, Gilson Andrade, que apresentou as diferenças entre os vírus e ensinou a identificar seus sintomas, além de intensificar a importância do combate aos focos de acúmulo de água e nos locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor. “Não seremos bem sucedidos se matarmos apenas o mosquito. Temos que eliminar o criadouro não deixando caixas d´água abertas, objetos destampados, colocando areia no prato das plantas, entre outras ações de prevenção”, alertou Gilson.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Costa, os maiores responsáveis no combate ao Aedes são os próprios moradores, pois todos têm o dever de vistoriar suas casas para prevenir os focos do mosquito. “É dever de cada um de nós, como sociedade, ficarmos atentos às medidas preventivas”, afirmou Laura.

Alunas de alongamento do CRAS e amigas, Débora Cardoso, de 28 anos, e Marineuza Silva dos Santos, de 68 anos, acharam a palestra interessante, pois esclareceu muitas dúvidas. “Agora ficarei mais atenta no quintal lá de casa, pois sei que até uma tampinha de refrigerante pode ter larva do mosquito”, disse Débora. “Conhecemos hoje sobre as diferenças entre os vírus e todos os sintomas e cada doença. Foi ótimo”, acrescentou Marineuza.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Moro na Rua Antônio Lopes da Fontoura no Flamengo, está uma incidência muito grande de mosquitos nesta área, está insuportável… sugiro que a prefeitura disponibilize carros fumacê para acabar com esses mosquito, que podem também vir a transmitir doenças já conhecidas… melhor prevenir, do que remediar.

Botão Voltar ao topo