“Maricá + Verde” doa mais 40 mudas nativas em Guaratiba

A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (05/05), mais uma edição do projeto “Maricá + Verde Vista o Seu Bairro”. A atividade com doação de 40 mudas nativas da Mata Atlântica aconteceu na Praça de Guaratiba. Foram distribuídas espécies de jenipapo (Genipa americana), quaresmeira (Tibouchina granulosa), ipê verde (Cybistax antisyphilitica) e ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha). A pedido dos moradores, equipes do projeto plantaram uma muda de jenipapo na praça.

Os empresários e sócios Saulo Guerra, de 36 anos, e Claudio Machi, 53, são moradores de Guaratiba e levaram uma muda de cada espécie oferecida. “Acompanho esse projeto pelo site. É necessário compensar o desmatamento com o replantio. Tenho um sítio no Condado e é lá que vou plantar as mudas”, disse Saulo. A dona de casa Aparecida de Paula, 55, levou mudas para plantar no quintal de sua casa, na Ponte Preta. “Gosto muito de verde. Sempre levo uma muda diferente e já tenho diversas fruteiras”, acrescentou.

O pequeno Bernardo, de 3 anos, encantou-se com o desenho de animais que enfeitam a tenda do projeto. Sua mãe, Bárbara Diamantina, 32, e a irmã, Bruna Gabriela, de 11, levaram mudas de ipê amarelo, quaresmeira e jenipapo. “O Bernardo também gosta de plantar e acompanhar o crescimento das espécies”, disse Bárbara.

A bióloga da secretaria Denise Muniz, que coordenou a atividade, afirmou que, em dois anos do projeto, 10.223 mudas já foram distribuídas à população e replantadas ao longo de rios, canais, lagoas (mata ciliar), escolas, residências e empresas do município. “Trabalhamos com Educação Ambiental nas escolas, às terças-feiras. Semana passada, levamos alunos e professores da E.M. Cônego Batalha, ao bairro Manu Manuela. Eles nos ajudaram a replantar mudas nas margens do canal, cuja vegetação foi incendiada”, concluiu.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline