Notícias de Maricá

Maricá: Circuito Ecológico leva visitantes para o Caminho de Darwin e Pedra de Itaocaia – atualizado

O Circuito Ecológico de Maricá promove mais dois passeios gratuitos neste fim de semana. No sábado (14/05), a trilha escolhida pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo é a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu. Com quase 400 metros de altura, os participantes terão uma vista privilegiada de 360º das praias, lagoas e serras da cidade, além de registrarem em fotografias esse visual da natureza. A trilha possui um nível de intensidade de médio a pesado com subidas, onde é preciso usar cordas, escalaminhadas (quando é necessário o auxílio das mãos) e previsão de quatro horas de duração (ida e volta). A secretaria disponibilizará um ônibus gratuito, com saída as 7h da Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, para levar os visitantes ao local de início da caminhada.

Já no domingo (15/05) o percurso é mais leve. O projeto volta ao Caminho de Darwin, também em Itaipuaçu, para mais um passeio pela famosa estrada entre Niterói e Maricá onde o naturalista britânico fez em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir suas conclusões na Teoria sobre a Evolução das Espécies. O trajeto, com duas horas de duração, é indicado para crianças e adultos e possui um pequeno trecho de subida. O ponto de encontro será em frente à Fazenda Itaocaia, na Avenida Itaocaia Valley, às 8h.

As atividades são gratuitas e as inscrições acontecem na sede da secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), até sexta-feira (13/05) ou pelo telefone 3731-5094. O atendimento acontece das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos. A orientação é de que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 150 passeios em 16 circuitos ecológicos nos quatro distritos da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo