Maricá: Levantamento do processo de urbanização de Zacarias é iniciado

Moradores vão participar do projeto que vai revitalizar a comunidade e resolver problemas de infraestrutura

Na próxima semana uma equipe técnica estará presente em Zacarias para iniciar os trabalhos de campo do levantamento urbano, primeiro passo para a revitalização da região, possibilitado pelo projeto Fazenda São Bento da Lagoa. Com a iniciativa, a comunidade ganhará benefícios como pavimentação, paisagismo, abastecimento de agua, saneamento, eletricidade, gás e áreas próprias de lazer. Os moradores terão papel fundamental no processo e vão ajudar a equipe de arquitetos a entender todas as características do bairro.

Nesta primeira fase serão necessários cinco dias de coleta de dados, dentro de um espaço de tempo de 15 dias corridos. Após a conclusão do levantamento urbano, será feito um diagnóstico prévio das condições urbanas de Zacarias. O diagnóstico final será concluído na sequência, após reunião para ouvir e debater ideias com os moradores. A iniciativa antecipa os compromissos da IDB Brasil com Zacarias e reforça o intuito da empresa de realizar um projeto participativo e transparente.

O trabalho será realizado por especialistas em urbanismo, sob a coordenação do escritório de arquitetura Mayerhofer & Toledo. A empresa é especializada em urbanização com a participação dos moradores, motivo pelo qual a IDB Brasil optou por ela na condução do processo. “Sabemos da importância de manter as necessidades de cada morador na região e valorizamos o histórico de convivência entre eles. Nosso objetivo nesse momento é escutar a comunidade e entender o modo de vida de cada um, adaptando o projeto à rotina de todos” frisou David Galipienzo, diretor-executivo da IDB.

No levantamento os técnicos vão medir a largura das vias, identificar as principais passagens de carros e pedestres, avaliar equipamentos urbanos e listar os principais problemas de infraestrutura que podem ser solucionados com o projeto de revitalização de Zacarias. Entre eles, soluções para a rede de esgoto e coleta de lixo.

O projeto Fazenda São Bento da Lagoa visa à revitalização da fauna e flora de Maricá, o resgate à cultura pesqueira local e o aquecimento da economia com geração de empregos. O empreendimento já tem a licença prévia concedida pelo Instituto Estadual de Ambiente – INEA e aguarda a licença de instalação, que autoriza o início das obras.

Regularização Fundiária
A regularização fundiária dos moradores da comunidade de Zacarias também faz parte das ações prioritárias da IDB Brasil. Na próxima semana, a IDB Brasil, em parceria com a Prefeitura de Maricá, iniciará o processo, por meio de um cadastro pré-existente dos moradores e de suas residências. O objetivo é que a comunidade receba o título de propriedade de terra já na primeira fase do projeto, que é logo após a obtenção da licença de instalação.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline