EventosNotícias de MaricáReligião

Maricá: Milhares de fiéis confeccionam tapetes de sal no dia de Corpus Christi

Milhares de fiéis se reuniram na manhã desta quinta-feira (26) para a tradicional confecção dos tapetes de sal em comemoração ao Corpus Christi nas ruas do Centro de Maricá.

Mais de 180 tapetes de sal foram feitos por fiéis da paróquia Nossa Senhora do Amparo, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima e de São José do Imbassaí. Nas imagens confeccionadas com sal e pó de serra, estavam retratados a eucaristia, imagens bíblicas e também a imagem da Arquidiocese de Niterói, que está sendo construída às margens da Baía de Guanabara.
corpus-cristi3A confecção dos tapetes se tornou patrimônio imaterial do município de Maricá após a criação de uma lei de autoria do vereador Filipe Bittencourt.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freiraagostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da ‘bula Transiturus’ em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

(foto: João Henrique / Maricá Info)
(foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo