EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Colégio Elisiário Matta é desocupado

O tradicional Colégio Elisiário Matta estava ocupado desde o dia 19 de abril e teve a desocupação completa na última segunda-feira (30), tendo todas as dependências entregues para a direção.

De acordo com a página criada pelos membros da ocupação, o Elisiário Matta foi desocupado pois as reivindicações foram cumpridas e não havia outra motivo para manter a ocupação. Confira a carta de reivindicações no final da matéria.
“Agradecemos todos aqueles que nos apoiaram, mesmo muitos não podendo estar presentes, mas sabemos todo apoio de vocês, agradecemos aqueles que nos ajudaram de forma voluntária, em doações e em aulões. Agradecemos todos aqueles também que sempre nos criticaram, que isso foi o que nos motivo a lutar e continua nos motivando. O Ocupa Elisiário dá todo apoio as escolas que permanece ocupadas. A LUTA NÃO ACABO, APENAS COMEÇO.” Escreveu a página que mostrava os trabalhos dos professores e alunos que ocuparam o Colégio Elisiário Matta.

“Agradecemos todos aqueles que nos apoiaram, mesmo muitos não podendo estar presentes, mas sabemos todo apoio de vocês, agradecemos aqueles que nos ajudaram de forma voluntária, em doações e em aulões. Agradecemos todos aqueles também que sempre nos criticaram, que isso foi o que nos motivo a lutar e continua nos motivando. O Ocupa Elisiário da todo apoio as escolas que permanece ocupadas. A LUTA NÃO ACABO, APENAS COMEÇO.” Escreveu a página do movimento de ocupação do Colégio Estadual Elisiário Matta.

A ocupação dividiu os alunos, muitos foram contra e queriam que a escola fosse desocupada pois temiam ser prejudicados pela falta de aplicação dos conteúdos programáticos.

CARTA DE REIVINDICAÇÕES

Vivemos um grave processo de sucateamento de todos os serviços públicos do Estado do Rio de Janeiro e, dentre eles, o que mais tem sido afetado é a Educação Pública. Entendemos a Educação como uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento e a formação da sociedade. Por isso, não podemos admitir que nossas escolas continuem sendo massacradas pela clara falta de investimento e pelo permanente descaso.
A onda de ocupações nas escolas estaduais demonstra, que frente às dificuldades cotidianas, nasce uma nova juventude que não quer mais ser apenas espectador da sua realidade! As ocupações vieram para reverter a lógica individualista e punitiva que muitas vezes acaba sendo reproduzida no dia a dia da escola. As ocupações vieram para comprovar que uma nova forma de ser escola é possível, baseada na coletividade, na democracia e no respeito à diversidade.
Nós, estudantes, queremos uma escola melhor! No entanto, sabemos que as vitórias só são obtidas através da luta organizada e comprometida. Por isso, construímos a ocupação como forma, não só de exigir nossas reivindicações, mas também para mostrar que uma nova forma de SER ESCOLA é possível, construída a partir de nossas mãos e mentes! Por isso, convocamos toda comunidade MARICAENSE a somar nessa luta! Por nós, por todos! Em defesa da educação pública gratuita e de qualidade!
ENQUANTO ESTUDAR NÃO FOR UM DIREITO, OCUPAR É UM DEVER!
Nós Reivindicamos:
REIVINDICAÇÕES LOCAIS ATENDIDAS
1º – DEMOCRATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DO COLÉGIO:
a) ABERTURA IMEDIATA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA para o uso dos estudantes para qualquer finalidade, possibilitando inclusive o reparo das máquinas que não estão funcionando.
b) ABERTURA IMEDIATA DA QUADRA, DA SALA DE VÍDEO E CONSTRUÇÃO DA HORTA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, pois acreditamos que a decisão de utilizar tais espaços não pertence somente ao corpo docente da instituição sobre quem pode ou não utilizar o local. Pelo contrário, acreditamos que os espaços da escola pertencem também aos estudantes e toda a comunidade escolar, dando livre escolha aos tais de usufruir com liberdade, deliberando como utilizar os espaços. A democratização dos espaços da escola é um direito de cada estudante e de cada membro da comunidade ao redor, assim tornando a escola um lugar mais prazeroso e democrático.
2º – REFORMA DA ESTRUTURA DO COLÉGIO:
a) REFORMA DA QUADRA (VERBA PRESERVANDO), pois os estudantes têm direito ao esporte e encontramos a quadra em um estado precário, não fornecendo estrutura necessária para desenvolvimento das atividades com qualidade. Reivindicamos que as demarcações sejam refeitas, que as grades ao redor da quadra sejam substituídas, que as redes das traves sejam trocadas e que a quadra passe mensalmente por vistorias e limpeza visando estabelecer de fato um espaço adequado para realização das atividades esportivas.
b) REESTRUTURAÇÃO IMEDIATA DOS BANHEIROS E VESTIÁRIOS DA ESCOLA (VERBA DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA), pois durante a vistoria da instituição realizada pelos estudantes ocupantes encontramos os banheiros e vestiários sem água, além de sujos, com portas quebradas, trincos quebrados ou até mesmo sem trincos, sanitários e descargas quebradas e sem tampas, oferecendo perigo aos que os utilizam. Reivindicamos que os mesmos passem por uma reestruturação imediata, disponibilizando um ambiente que não ofereça perigo aos estudantes e demais usuário das instalações em um ambiente mais limpo.
c) RENOVAÇÃO DA BIBLIOTECA O ano letivo vem acompanhado do recebimento de novos, ou números complementares, livros didáticos. Esses livros abarrotam a biblioteca, impedindo o acesso dos alunos e o trabalho de pesquisa dos mesmos.
d) REFORMA IMEDIATA DO TETO DA SALA 02. (VERBA DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA).
e) CONSERTO IMEDIATO DA PARTE ELÉTRICA DO LADO DIREITO DO BRIZOLINHA. (VERBA DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA)
f) CONSERTO IMEDIATO DOS CONDICIONADORES DE AR. (ENVIAR O OFÍCIO PARA EMPRESA).
g) CONSERTO IMEDIATO DA INFILTRAÇÃO DAS SALAS 12 E 13. (VERBA DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA).
h) REFORMA IMEDIATA DOS BANHEIROS DA SALA DOS PROFESSORES. (VERBA DO PRESERVANDO).
3º – GRÊMIO:
Reeleição do Grêmio no prazo de três semanas depois da desocupação.
4º – PRIMEIROS SOCORROS
Compra imediata de materiais de primeiros socorros para o atendimento dos alunos.
(VERBA DA ESCOLA).
5º – MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Acesso imediato aos materiais pedagógicos pelos alunos.
6º – VIGIA NO COLÉGIO
Presença diária e imediata do vigia noturno no colégio.
REIVINDICAÇÕES ESTADUAIS
1º – ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR, GESTÃO democrática já!
2º – FIM DA PROVA DO SAERJ!
3º – PASSE LIVRE IRRESTRITO, pelo direito à cidade!
4º – REFORMULAÇÃO DO ENSINO, por uma nova escola com a nossa cara!
5º – PAGAMENTO IMEDIATO DOS PROFESSORES ATIVOS E APOSENTADOS!
6º – RECONTRATAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS (ots para informática, porteiros e faxineiros).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo