Notícias de Maricá

Maricá inaugura mais um Centro de Atendimento Psicossocial

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do programa de Saúde Mental, inaugurou o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD). O evento aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (13/06). Segundo a coordenadora do programa de Saúde Mental Edna Silva, a intenção do serviço é oferecer acompanhamento da pessoa nas relações com o uso de álcool e outras drogas para que, desta forma, ela retome ao funcionamento produtivo no âmbito familiar, de trabalho e na comunidade. “Espero ampliar a Rede de Atenção Psicossocial de Maricá (RAPS) com mais este equipamento de saúde, melhorar o cuidado aos usuários e oferecer suporte familiar através de estratégias de redução de danos, tal como a elaboração de projetos terapêuticos para a construção e compartilhamento da saúde”, explicou.

Desenvolver a reinserção social é um dos objetivos e para isso, serão utilizadas ações de assistência, tais como medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar e de prevenção. Um dos exemplos de oficina é a horta agroecológica (sem veneno), já iniciada pelos usuários, com a orientação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). O CAPS-AD contará com uma equipe de médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnicos de reabilitação e administrativo. A casa onde funciona a unidade tem uma sala para atividades e cine debate; três quartos (um para administrativo, um para consultório médico e um para atividades terapêuticas diversas); dois banheiros; copa; cozinha com despensa e na parte exterior há ainda um anexo. A garagem também será utilizada para a realização de oficinas.

Coordenador técnico do CAPS-AD, Antônio Cesar Viellas, destacou que este serviço especializado em saúde mental apresenta três diferentes níveis de cuidado: intensivo (atendimento diário), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (uma vez por semana, quinzenal ou mensal), de acordo com o projeto terapêutico singular do usuário. “Estou feliz em ver o esforço de tantos na causa que um dia foi de tão poucos. Bem vindos a um novo tempo”, disse emocionado o coordenador.

Os usuários da unidade demonstraram satisfação enquanto a equipe de trabalho era apresentada na cerimônia de inauguração. É o caso de José Carlos de Oliveira Santos, de 38 anos. “Para mim, participar do CAPS-AD é um salto para melhorar minha vida. Estou muito feliz, pois aqui tenho liberdade para me expressar e me sinto em casa. Sei que preciso me tratar e tomar meus remédios. Aqui terei essa ajuda, através de palestras, oficinas e uma equipe profissional que não faz discriminação”, afirmou o usuário. Quem também está feliz em participar é Jorge Luiz Lima da Conceição, de 52 anos. “É excelente saber que este serviço vai tirar muita gente da rua. Já sou do CAPS e agora sou do CAPS-AD. Aqui tem uma equipe boa para me ajudar. Já recebi orientação médica sobre o que preciso fazer. Vou conseguir”, disse confiante Jorge Luiz.

A cerimônia contou com o som da Banda Amigos da Cultura, da pasta da Cultura, Ciência e Tecnologia, e com a alegria de Marcos Camelo (palhaço Totó), representante do grupo “Os Fabulosos”. “Essa é mais uma conquista para a população, demonstrando assim a boa gestão dos recursos do município. Enquanto o governo do estado e de outras cidades reduzem programas sociais, Maricá investe na saúde e na qualidade de vida. Um exemplo disso é a implantação do CAPS-AD”, declarou Peterson Cabral, secretário de Saúde.

O CAPS-AD fica na Rua Clímaco Pereira, 259, Centro. Quem quiser participar precisa ir ao CAPS, localizado à Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. No CAPS haverá orientações e será feita a consulta de triagem para avaliar o tratamento mais adequado e encaminhamento para o CAPS-AD. É necessário levar cartão do SUS, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e foto. O telefone do CAPS para mais informações é 2637-2578.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. As drogas são uma desgraça e a dependência química é uma doença muito perigosa e agressiva. Meu irmão conheceu as drogas em festivais como esse não encontravamos paz e ele não conseguia voltar a sociedade até encontrarmos a http://resgatandovidasparao… Hoje em dia ele é exemplo

Botão Voltar ao topo