Festival da Utopia 2016Notícias de Maricá

Festival Internacional da Utopia começa nesta quarta-feira (22)

Reportagem: João Henrique

O Festival Internacional da Utopia, organizado pela Prefeitura de Maricá, começa nesta quarta-feira (22) e segue até o próximo domingo (26). O custo total do evento não foi divulgado, mas pode passar de R$ 2 milhões, sendo R$ 1 milhão apenas com passagens aéreas dos convidados.

O evento terá em sua abertura a participação do ex-presidente Lula, além do prefeito Washington Quaquá, e a pediatra Aleida Guevara, filha de Che Guevara.

O primeiro Festival Internacional da Utopia será aberto as 10h na ‘Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro’, montada no estacionamento da Barra de Maricá.

Às 13h haverá a abertura do Encontro Internacional de Teatro Augusto Boal, logo depois o assunto é Meio Ambiente, com a participação da ativista indiana Vandana Shiva.

No primeiro dia do evento, que terá cinco pontos principais, os shows ficam por conta de artistas locais e Racionais MC’s após as 19h no palco montado na praia da Barra de Maricá.

O prefeito Washington Quaquá disse que se inspirou na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) para fazer o evento em Maricá, colocando a cidade no calendário internacional de eventos culturais.
“Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta”, diz texto de apresentação, no site oficial do evento.

Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo