EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Prefeitura e Senai formam 79 alunos em cursos profissionalizantes

Setenta e nove alunos dos cursos profissionalizantes de Operador de Computador (Unidade Inoã), Soldador de Aço Carbono e Montagem de Estruturas Metálicas (Unidade Flamengo), receberam na última quinta-feira (30/06), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), seus certificados de conclusão. Os cursos são oferecidos pela Prefeitura através da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para qualificar profissionalmente a população maricaense, em razão da perspectiva de crescimento do mercado de trabalho no município.

Formaram-se os alunos da quarta etapa dos cursos de Operador de Computador, da Unidade Profissional Inoã, e de Soldador de Aço Carbono e Montagem de Estruturas Metálicas, ambos realizados na Unidade Flamengo, com carga horária que chegou a 320 horas (Estruturas Metálicas). O secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Marcelo Carvalho, os professores Luiz Claudio Domingues e Rogério Brito e a ex-secretária de Trabalho, Rosana Horta, compuseram a mesa, no evento apresentado pela professora Arilda Vellasco.

Foi projetado um vídeo, produzido por professores, sobre o processo de solda e montagem de estruturas metálicas. Em seguida, falou o professor Luiz Claudio Domingues. “As caçambas que mostramos no vídeo, encomenda do Senai-Niterói, foram feitas aqui. As possíveis dificuldades que surgem, resolvemos na prática do ensino. Moro em Itaboraí, cidade que, apesar do Comperj, não teve essa oportunidade”, adiantou. Rogério Brito, professor de Solda em Aço Carbono, disse que é muito bom trabalhar com um time que tem vontade de aprender e vencer. “Maricá é a única cidade que eu conheço, que investe em educação profissionalizante gratuita para os estudantes”, afirmou.

O secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Marcelo Carvalho, comentou que o processo de implantação das Unidades Senai em Maricá, foi “uma gestação planejada”, iniciada em fevereiro de 2014. “Inauguramos a primeira unidade, a do Flamengo, em outubro; meses depois, veio a de Itaipuaçu, e, em seguida, a de Inoã, com a inovação das carretas-oficinas. Nestes dois anos, formamos 1.300 alunos, e estamos abrindo novas turmas, como a de Instalador de Tubulações Metálicas (18/07), e Serralheiro (01/08). São cursos que custam de R$ 3.500 a R$ 5 mil, e que são oferecidos gratuitamente à população”, concluiu.

O motorista Luiz Alves de Moraes, de 51 anos, morador de Inoã, formou-se em Instalador de Tubulações Metálicas, já fez o de Irla (Instalação e Reparos de Linhas Aéreas) pelo Senai/Pronatec, e pretende fazer o de Maçariqueiro. “Quanto mais conhecimento e profissões, melhor”, disse. Ruth da Silva Santana, de 34 anos, concluiu o curso de Instalador de Tubulações Metálicas, e afirmou que foi uma experiência nova em sua vida. “Vou investir na profissão”, comentou. Fabiano Marins, 37 anos, morador de Itaipuaçu, terminou Soldador de Aço Carbono. “Já fiz o curso de Instalador de Tubulações Metálicas. Estou me qualificando para o mercado de trabalho”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo