Notícias de Maricá

Maricá: Alunos do curso de Solda produzem maquetes de equipamentos

Quinze alunos do curso de Solda Mig Mag CG da Unidade Profissionalizante de Inoã concluíram seus estudos de formação nesta quarta-feira (27/07) sendo aprovados no exame final com a apresentação de maquetes de equipamentos navais e urbanos. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Prefeitura, e as maquetes metálicas reproduzem uma plataforma marítima de prospecção de petróleo, um navio de apoio a plataformas (Supply Boat), o Farol de Ponta Negra e o Portal de Maricá. A Prefeitura está definindo um local para expor os trabalhos dos alunos. Segundo o professor Miqueias Xavier, orientador do curso, a produção desses trabalhos fazem parte da grade curricular. “Tirávamos um dia na semana para discussão e produção dos trabalhos. Para aprovação, o aluno tem de obter 75% em frequência, desempenho, disciplina e outros critérios, o que foi conseguido com unanimidade pela turma”, disse.

O aluno Jean Rodrigo, 25 anos, casado, morador em Itaipuaçu, contou como foram produzidas as peças. “Cada um dava uma ideia e levava uma pequena estrutura metálica e íamos compondo o conjunto durante o período todo do curso”, contou, dizendo estar realizando um sonho. “Trabalhei em estaleiro como auxiliar de soldador. O curso me qualificou como profissional, o que me gratifica bastante. Pretendo fazer outros cursos na área”, disse.

Na próxima segunda-feira (01/08), duas novas turmas de Solda estarão iniciando o curso. “Esta é a 12ª turma. A previsão é de 20 turmas só neste curso. Com a contratação do Senai, o município passa por um momento ímpar na questão da qualificação profissional”, afirma o secretário municipal adjunto de Trabalho, Marcelo Carvalho, lembrando que a paralisação dos cursos do Pronatec (programa federal) levou muitas pessoas de outros municípios a procurarem as aulas gratuitas oferecidas pela secretaria.

As inscrições estão abertas para o curso de Eletricista de Autos, que inicia dia 03/10, sucedendo ao de Mecânica Automotiva, que encerra suas aulas em setembro. Outros cursos, como o de Instalador de Tubulações Industriais, Montador de Estruturas Metálicas, Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Cerâmica, Costura e Modelagem, e Operador de Computador, entre outros, são oferecidos nas unidades Itaipuaçu (Avenida Carlos Mariguella, 160, lote 1, Quadra 14), Flamengo (Avenida Roberto Silveira, lote 15, Quadra C), além da unidade Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, Km. 15,5). Para se inscrever, é preciso ter 18 anos, e apresentar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, comprovação de escolaridade (6º ou 8º ano, conforme o curso), de residência, e duas fotos 3×4.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Essa foto nao condiz com a turama que ralou pra fazer o projeto…axo uma falta de consideraçao o que estao fazendo…pertence a turma da tarde e noite..

Botão Voltar ao topo