Notícias de MaricáPolítica

Maricá terá mulher candidata a prefeita nas eleições deste ano

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) decidiu em convenção na última semana que terá candidato a prefeito nas eleições deste ano. Aliás, candidata. A escolhida para disputar o cargo mais alto do executivo municipal será a Beatrice Miller, tendo como candidato a vice-prefeito Edson Cherem.

Beatrice, mais conhecida por Bia Miller, é professora e participou da fundação do SEPE, radialista, ativista política e fundadora do PSOL. Já o candidato a vice-prefeito Edson Cherem é jornalista e ambientalista.

O PSOL terá ainda duas candidatura ao cargo de vereador. A dupla de candidatos a uma vaga no legislativo é composta pelo candidato Victor Freitas e Viviane Lione.

Bia Miller mora há cerca de 5 anos em Maricá mas tem extensa trajetória política, sendo ativistas nas greves nos anos 80 e 90. Ela também foi candidata a vereador em Nova Friburgo, tendo ficado como suplente. Foi fundadora da Rádio Comunidade Friburgo e da Rede de Mulheres no Rádio.

Ela é uma grande defensora das comunidades tradicionais em Maricá, apoiando, principalmente, a luta dos moradores e pescadores de Zacarias e lutando pela preservação da Restinga de Maricá. Ele se opõe a grandes empreendimentos como o Porto de Jaconé (TPN), o Emissário Submarino do Comperj e contra o empreendimento Fazenda São Bento, na restinga.

O candidato a vereador Victor Freitas é professor da Rede Pública Estadual e também do quadro temporário da UFRJ. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFF, entende que um projeto radicalmente democrático de administração das cidades é a alternativa para a construção de uma Maricá pensada para pessoas, e não para negócios.

A candidata a vereadora Viviane Lione é Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, onde atua no desenvolvimento de medicamentos contra infecções.
Como pesquisadora, entende que prevenção e saúde caminham juntas. Por isso, defende a criação de políticas públicas sérias para o saneamento básico e para a coleta de lixo em Maricá, alternativas para a prevenção de doenças e para uma maior qualidade de vida principalmente das populações mais carentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo