Notícias de Maricá

Maricá: Curso gratuito de Mecânica Automotiva

Com 240 horas-aula e disciplinas interativas e teórico-práticas, além de equipamentos de última geração, o Curso de Mecânica de Motores Ciclo-Otto oferecido gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, iniciou uma nova turma no último dia 04/07 – a previsão de encerramento é no dia 29/09. O professor Carlos Figueiredo, de 45 anos, tem mais de 20 como instrutor em Eletro-Mecânica Automotiva. Ele explica que é vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição contratada pelo município para oferecer cursos de qualificação à população. “O Senai é uma instituição a nível nacional e nossos alunos adquirem formação técnica especializada, sendo disputados pelas melhores empresas do país”, adiantou.

O curso funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e noite, em uma carreta-oficina (única no estado do Rio), com sala de aula climatizada, painéis elétrico-eletrônico para identificação e acionamento de peças, um mock up – bloco do motor funcional de um carro, suspenso em uma bancada, para estudo – chassi com banco do motorista, sistema de freio, acelerador, embreagem e caixa de marcha, tudo em fundo de alumínio, além da carenagem do veículo, com estofamento. Os blocos são pesquisados diariamente pelos alunos, sob orientação constante do professor. “A frequência mínima para aprovação no curso é de 75% do total de aulas, mas exigimos dos nossos alunos, para que aprendam o máximo e atinjam o melhor da profissão. É importante que empresas tenham conhecimento do nosso curso e abram estágios e postos de trabalho para nossos formandos”, adianta.

As 30 primeiras horas de aula são dedicadas à Organização do Ambiente de Trabalho, Fundamentos Técnicos Automotivas, Sistemas Mecânicos Autônomos. Depois vêm as aulas sobre Sistema de Ignição Interior (para veículos a gasolina, álcool e GNV), Manutenção de Freios, Sistema Elétrico e de Injeção Eletrônica, entre outros. A carreta-oficina ainda com Analisador de Ar-Condicionado Veicular, Scanner com laptop e impressora para configuração de peças e painéis, projetor e apostilas para aulas teóricas.

“A demanda pelos cursos é grande, a fila de espera já se estende até março de 2017. O próximo curso nesta área, que começará no dia 3 de outubro, será o de Elétrica de Autos, como extensão do curso de Mecânica. Nosso lema é a competência”, enfatiza Figueiredo. O aluno David Machado Oliva, 22 anos, morador de Itaipuaçu, está procurando estágio remunerado na área. David já fez curso de Montador de Painéis Elétricos e quer se especializar cada vez mais. “Tenho de aproveitar as oportunidades”, comenta. Carlos Eduardo Novaes, 40 anos, casado, motorista, já trabalhou em Oficina Mecânica em Santa Paula. “Gostei do trabalho e quero me especializar. É bom ter mais de uma profissão”, finalizou.

Para a inscrição, é necessário ter 18 anos completo, o 8º ano do Ensino Fundamental, apresentar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia), além de duas fotos 3X4. A Unidade Profissionalizante de Inoã fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 15,5, Inoã. (Referência: Posto de Saúde Chácaras de Inoã).

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo