Notícias de Maricá

Artesanato feito de materiais diferentes é marca do Maricá Mostra Cultura

A Praça Orlando de Barros Pimentel recebeu no último sábado (03/09) mais uma edição do projeto Maricá Mostra Cultura, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia onde cerca de 30 expositores exibiram seus trabalhos de artes plásticas, artesanato e gastronomia. A galeria a céu aberto acontece sempre nos dois primeiros sábados do mês, das 10h às 21h, e é sempre uma boa oportunidade para os artesãos do município, que usam muitos ítens diferentes como matéria-prima.

Um desses artistas é Rafael Billé, que há dois anos expõe no local mostrando peças feitas com casca de coco e calotas de carros, por exemplo. Ele divide seu espaço com a pintora Valéria Dias, que faz quadros inspirados no internacionalmente consagrado artista Romero Brito. Mas um dos trabalhos que mais chama a atenção é o da artesã gaúcha Glória Scolmeister, que faz bijuterias a partir da reciclagem de peças como CDs usados, lentes de óculos descartadas e até ladrilhos de paredes.

“Já fazia artesanato em Porto Alegre, onde nasci, e nas cidades onde morei, pois é algo que faço desde meus 9 anos. Quando cheguei a Maricá, há cerca de 25 anos, achei que era hora de modificar meu trabalho e comecei a observar materiais que pessoas jogavam fora e poderiam virar boas peças. Hoje minha barraca é uma das mais concorridas da feira, tem até fila”, conta ela, orgulhosa.

Aos 61 anos, Glória conta que está de mudança para a Espanha, onde passa seis meses por ano. “Já mostro meus trabalhos lá na região das Astúrias e agora vou de vez por razões pessoais. Mas virei sempre aqui mostrar minhas peças”, garante.

Africanidade – No próximo sábado (10/09), o projeto volta à praça trazendo novamente a Feira Cultural Africanidade, onde são oferecidos os mais diferentes artigos remetendo à cultura afro, como roupas, acessórios, enfeites e outros. Os bons preços atraíram um bom público na primeira participação da feira no projeto, ocorrida no dia 13 de agosto. De acordo com a coordenadora do Maricá Mostra Cultura, Rosely Pellegrino, desta vez deverão participar aproximadamente 30 expositores, dez a mais que no mês passado. Para quem quiser participar como expositor, é preciso entrar em contato com Rosely através do telefone 96990-9640. Os interessados devem levar uma tenda branca e lâmpada de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo