Notícias de Maricá

Guarda-vidas salvam tartaruga-de-couro de rede de pesca no litoral de Maricá

Um grupo de guarda-vidas da Defesa Civil de Maricá foi acionado por pescadores para salvar uma tartaruga-de-couro que havia ficado presa em uma rede de pesca de espera no litoral de Itaipuaçu, em Maricá.

O animal, de uma espécie considerada em extinção, estava preso à rede de pesca. A Defesa Civil foi acionada por pescadores e os guarda-vidas Rafael, Flavio e Carlos Alberto, em uma operação cuidadosa, usaram facas para libertar o animal, que estava em boas condições de saúde e seguiu para alto-mar, na altura das Ilhas Maricás.

A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de massa, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento . Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. A carapaça não se liga ao plastrão em ângulo, como nas outras tartarugas, mas sim em uma curva suave, dando ao animaluma aparência semi-cilíndrica. Vive sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desova e se alimenta preferencialmente de águas-vivas , medusas e ascídias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo