Notícias de MaricáSaúde

Maricá capacita profissionais para campanha de vacinação

A Secretaria municipal adjunta de Saúde, através do Programa de Imunização, realizou na segunda-feira (12/09), na Casa Digital, Centro, uma capacitação para técnicos de enfermagem dos postos com vistas à Campanha Nacional de Multivacinação que começará no dia 19/09 e terminará no dia 30/09. Na sexta-feira, 16/09, os enfermeiros também participarão de capacitação. Durante a atividade, realizada das 8h às 16h, foram discutidos temas tais como público alvo, vacinas disponibilizadas, vacinação segura, doses, idades, cuidados e outros assuntos. Quem participou tirou dúvidas e fez perguntas, como a técnica de enfermagem Vânia da Silva Santos Rangel, da Unidade de Saúde da Família no Bairro da Amizade. Para ela, a capacitação serviu para atualizar dados tais como datas e vacinas. Quem também fez perguntas foi a técnica de enfermagem de Jardim Atlântico II, Elane Borges Maciel. “Recebemos vários esclarecimentos. O que aprendemos aqui, passaremos para os usuários e mostraremos a importância da atualização da caderneta de vacinação”, disse Elane.

Durante a campanha e no sábado, 24/09, dia ‘D’ de Mobilização Nacional, a população poderá se vacinar. Neste período serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário vacinal da criança e do adolescente. A campanha tem a finalidade de avaliar e, se necessário, vacinar as crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos. “A multivacinação visa atualizar as cadernetas de crianças de todas as idades e de adolescentes. Para isso, estarão disponíveis as vacinas Pentavalente, Rotavírus, Pólio intramuscular, Meningocócica c, Pneumo 10, Hepatite A, Antitetânica, Tríplice Viral, Varicela, Pólio oral, Hepatite b e HPV quadrivalente, em todas as unidades (com exceção do PSF Santa Paula), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h”, explicou Coordenadora do Programa municipal de Imunização, Nubia Brum. “Vale destacar, que a vacina BCG estará disponível somente no Posto central, as segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h30”, acrescentou.

Ainda segundo Nubia, as vacinas serão administradas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde, e para isso serão observadas idade e doses das vacinas. Núbia afirma também que neste ano não haverá a Campanha Nacional contra a Poliomielite. “Não haverá a popular campanha da gotinha. Então, a vacina Pólio oral será oferecida às crianças com idade de 15 meses e 4 anos, que necessitem de reforço 1 ou reforço 2 contra a pólio”. Ela explica também que a vacina DTP administrada em crianças de 15 meses e 4 anos está em falta em todo o território nacional. “Para as crianças que precisam dela o Ministério da Saúde recomenda o uso da Pentavalente em substituição à DTP”, afirmou. Durante o período da Campanha Nacional de Multivacinação também haverá a vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos.

A campanha de multivacinação é uma oportunidade para toda a família se vacinar. Para participar é necessário apresentar a caderneta de vacinação. “Pedimos aos pais e responsáveis que levem crianças e adolescentes em qualquer Unidade de Saúde para a avaliação da caderneta de vacinação. Caso seja verificada a falta de alguma vacina, esta será administrada no momento. Como é uma campanha de atualização de caderneta não há metas a cumprir, entretanto, é importante que as cadernetas de vacinação sejam avaliadas para assegurar a proteção de nossas crianças e adolescentes contra várias doenças”, disse a coordenadora.

A vacinação acontecerá nas unidades PSF Recanto, Jardim Atlântico, Santa Rita, Inoã I, Inoã II, Chácara de Inoã, São José I, São José II, Ponta Grossa, Retiro, Mumbuca, Bairro da Amizade, Ubatiba, Espraiado, Bambuí, Marinelândia (Cordeirinho), Barra, Guaratiba, posto de Saúde Central, Ponta Negra, Inoã, Santa Rita e Itaipuaçu, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Apenas o PSF Santa Paula não disponibilizará vacinas. Vale destacar, que no dia ‘D’ de vacinação, que acontecerá no sábado, 24/09, a equipe do PSF Santa Paula estará realizando a vacinação na Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins, das 8 às 16 horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo