Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Posto de saúde de Marinelândia, em Cordeirinho, já está em funcionamento

Entregue na última semana, a Unidade Básica de Saúde de Marinelândia, em Cordeirinho, região litorânea de Maricá, já está em pleno funcionamento. A obra, iniciada em 2013, custou R$ 302.478,60 através de recursos do PAC 2 e de contrapartida da prefeitura de Maricá.

A partir de agora, moradores da região de cobertura contam com equipe formada por um médico generalista (médica do Programa Mais Médicos), uma enfermeira, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Há a realização de consultas médicas, inclusive pré-natal, verificação de pressão arterial e visitas domiciliares. A população também terá palestras educativas, acompanhamento de hipertensão e de diabetes, acompanhamento do Bolsa família, vacinação, exames laboratoriais, exame preventivo e outras atividades.

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação que começará no dia 19/09 e terminará no dia 30/09 e no Dia de Mobilização Nacional, 24/09, haverá vacinação também nesta unidade. “Hoje iniciamos com o total de 10 atendimentos. A médica fez duas consultas de pré-natal e os agentes comunitários de saúde estão na rua, indo às casas para cadastrar os usuários”, disse a enfermeira e coordenadora da unidade, Erika Pontes. A população chegou para conhecer o posto e aproveitou para verificar a pressão e marcar consultas. Carolina Alves tem 19 anos e levou a caderneta de vacinação do filho para pegar orientações. “Quero atualizar a vacinação dos meus dois filhos e amanhã já voltarei aqui com eles para se consultarem com a médica. Antes eu tinha de ir para Bambuí”, disse Carolina. A professora aposentada Adelia Bifano Rosa, de 73 anos, acompanhou a construção da unidade. “Antes Cordeirinho não tinha posto”, avaliou ela, que verificou a pressão arterial e aproveitou para pesar a neta. O zelador Pedro Gomes de Barros, de 63 anos toma medicação para controlar a pressão e agora vai se tratar perto de casa. “Vou voltar e me consultar com a médica”, disse Pedro após verificar a pressão. “Gosto de verificar a pressão e de fazer exames”, acrescentou o servente Luiz Sesar Carneiro, de 43 anos. A unidade tem uma sala de procedimentos, uma de curativo, uma de esterilização, uma de reuniões, uma de arquivo, três consultórios médicos (um com banheiro), uma copa e mais dois banheiros adaptados, além de depósito para material de limpeza. A USF Marinelândia fica na Rua 9, Quadra 15, Cordeirinho. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo