Notícias de Maricá

Defesa Civil de Maricá participa de curso de capacitação em planejamento urbano

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), participou do primeiro Curso de Planejamento Urbano (Planurb), entre os dias 26/08 e 02/09, voltado para as Defesas Civis de todo país, na primeira iniciativa do gênero no país.

Em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (IPURR), a capacitação abordou temas como a percepção de risco; o problema das ações integradas entre os órgãos públicos; o papel da união, estados e municípios; o que são, para que servem e como funcionam os planos diretores; o planejamento urbano em áreas ambientalmente sensíveis; subsídios do planejamento urbano para a elaboração dos planos de contingência; o planejamento aplicado a áreas de favela; e leitura dirigida da Lei 12.608/12 que trata sobre redução de riscos de desastres.

Participaram do curso o Coronel BM Edson do Amaral e do Capitão BM Wellington Silva, ambos da Defesa Civil Municipal de Maricá. A participação e a integração com outros órgãos foram destacados por Amaral, que coordena a área no município. “A importância de participar da construção desse processo e compreender as repercussões da Lei Federal 12.608/2012 aplicada aos órgãos estaduais e municipais no âmbito do sistema de Defesa Civil é de extrema relevância. O programa discutiu ainda aspectos relevantes como áreas de risco, gestão pública, competências, planos diretores, planejamento urbano, entre outros temas”, afirma Amaral, que é secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil.

O corpo docente do curso foi formado por mestres e doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participaram do curso: militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; das Defesas Civis de São João de Meriti, Magé, Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Guapimirim, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim; Defesa Civil
Estadual do Pará; Departamento Geral de Defesa Civil; Superintendência Operacional; Cruz Vermelha RJ; Grupo Executivo de Gestão Metropolitana do Governo do RJ; Departamento de Recursos Minerais; Serviço Geológico do Brasil; Secretaria Municipal de Saúde­RJ; Universidade Veiga de Almeida; Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais; Centro Estadual de Administração de Desastres e da Sociedade Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo