Notícias de Maricá

Campanha Outubro Rosa com caminhada e shows em Maricá

A comissão coordenadora do Outubro Rosa em Maricá reuniu-se nesta segunda-feira (24/10) e definiu o encerramento da campanha de prevenção ao câncer de mama, com uma caminhada e shows em espaços públicos da cidade. A caminhada acontecerá na quinta-feira (27/10), às 17h, partindo da Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), seguindo pelas ruas Domício da Gama e Pereira Neves, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Rua Alferes Gomes, concentrando no Cinema Público Municipal Henfil, onde haverá um show com o grupo “Amigos da Cultura”. Durante toda a caminhada, as participantes usarão vestes brancas e um laço cor de rosa na lapela, símbolo da campanha.

Já na sexta-feira (28/10), a campanha será encerrada com um show especial apresentado só por mulheres, no projeto musical “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), às 18h. Durante os eventos, caminhada e shows, autoridades das áreas de Educação e Saúde se pronunciarão sobre as condições das mulheres no país e as medidas preventivas de saúde contra o câncer de mama.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais adjuntas de Direitos Humanos, Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Turismo e Políticas Especiais. “O Outubro Rosa é realizado em Maricá há vários anos. A campanha serve como alerta às mulheres para o cuidado com a sua saúde e integridade como cidadã”, adianta a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 – INCA). Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo