Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura suspende circulação dos Vermelhinhos

Cumprindo decisão judicial, a Prefeitura informa que irá suspender todas as linhas dos Vermelhinhos, ônibus com Tarifa Zero da Empresa Pública de Transportes (EPT), a partir das 0h desta quarta­feira (26/10).

A medida, da qual o município evidentemente discorda e contra a qual continuará recorrendo em todas as instâncias cabíveis, afeta um serviço de relevância comprovada para a população mais carente de uma cidade na qual 75% dos moradores ganham entre 1 e 3 salários mínimos. A ação contra os Vermelhinhos foi impetrada pelas empresas de ônibus Nossa Senhora do Amparo e Viação Costa Leste, através do sindicato que as representa.

Desde sua implantação, em setembro de 2013, o sistema de Tarifa Zero de Maricá teve a sua viabilidade comprovada e tornou­se uma referência nacional no debate sobre o direito à mobilidade, tendo registrado 349.600 viagens em suas roletas e mais de 155 mil quilômetros percorridos em 4.387 etapas.

Criadas sob a lógica da necessidade inclusiva do usuário, as 10 linhas com 23 veículos na frota percorrem todas as regiões do município, sete dias por semana, 24h por dia, sem concorrer com a malha das concessionárias, a partir do eixo obrigatório representado pela RJ­106. A criação da EPT obedece também à necessidade de ampliação do transporte público de forma proporcional à demanda representada pelo crescimento vertiginoso da população nos últimos anos. Integrados à paisagem, os Vermelhinhos permitiram a moradores sem recursos um conhecimento sem custos da região onde vivem e trabalham e causaram impacto positivo na economia local – sem o transporte noturno, já que as concessionárias suspendem o serviço unilateralmente às 23h – inúmeros restaurantes puderam abrir à noite.

O custo mensal com a operação é incluído pela administração como parte do mesmo investimento em Saúde e Educação: muitos dos usuários dos Vermelhinhos, por exemplo, utilizaram o sistema para receberem atendimento médico no Hospital Municipal Conde Modesto Leal ou na Unidade de Pronto Atendimento de Inoã; também puderam se deslocar para obterem atendimento na Prefeitura, no Fórum e terem acesso a equipamentos de lazer como a programação gratuita do Cinema Público Henfil e do Centro de Artes e
Esportes Unificados (CEU).

A suspensão também castiga o corpo de funcionários da EPT, motoristas, inspetores de tráfego, mecânicos, controladores, etc. todos contratados através de concurso público realizado pelo município sem que houvesse qualquer restrição por parte da Justiça, com lisura e transparência. O município reitera que continuará recorrendo em todas as instâncias cabíveis para defender os interesses da população carente, a maior prejudicada caso o interesse das empresas que monopolizam o transporte público na cidade há décadas continue prevalecendo sobre o do cidadão.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo