EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Prefeitura oferece novas vagas para curso gratuito de qualificação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego, oferece mais dois cursos do Programa de Qualificação Profissional realizado a partir da contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições já estão abertas, com início marcado para 05/12. São 30 vagas para Instalador de Tubulações Industrial e cinco para Montador e Reparador de Computadores. Os cursos são gratuitos e tem como objetivo capacitar moradores da cidade para as novas etapas do desenvolvimento na região.

Para se inscrever, os interessados deverão procurar as Unidades de Formação Profissional de Itaipuaçu, Inõa e Flamengo. Entre os dias 23 e 30/11, as inscrições também acontecem no módulo de Informações Turísticas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 17h. O curso de Instalador de Tubulações não é restrito apenas ao maricaense, quem é de outras cidades pode participar. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ter cursado o oitavo ano.
São seis meses de curso que somam 434 horas/aula. No final, o aluno estará preparado para executar tarefas de pré-fabricação e montagem de tubulações industriais metálicas, em conformidade com normas técnicas e procedimentos da qualidade, segurança meio ambiente e saúde, atendendo a projetos e especificações estabelecidos. Os horários disponíveis são de segunda a sexta-feira das 13h às 17h e das 18h às 22h. Ao término, o aluno poderá trabalhar em indústrias, oficinas mecânicas, empresas de inspeção técnica, empresas de construção civil, de assistência técnica e de serviços.

Os interessados em montagem e reparo de computadores devem ter 16 anos completos e estar cursando o 6º ano. São cinco vagas apenas para o horário da manhã, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Neste curso o aluno vai aprender a montar, configurar e reparar computadores, inclusive notebook/laptop, realizando diagnósticos e reparos em conformidade com padrões técnicos atuais. Serão 160 horas/aula e no final do curso o estudante terá como opção de mercado empresas de informática ou trabalhar como autônomo.

Para a inscrição o aluno deve apresentar cópia e original da identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4. Em caso de menor de idade, é necessária apresentação de autorização dos pais ou responsáveis. Para o curso de Instalador Tubulação Industrial é necessário o atestado de saúde.

Endereço dos polos:

Flamengo (2637-0325)- Av. Roberto Silveira, lote 15, Quadra C
Itaipuaçu (3732-5023) – Av. Carlos Mariguella, 160, Lote 01, Quadra 14

Inoã – Rodovia Amaral Peixoto, Km 15

Módulo de Informações Turísticas – Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo