Fazenda São BentoNotícias de MaricáPublieditorial

Oito atitudes da Fazenda São Bento da Lagoa que incentivarão a pesca em Maricá

O projeto da Fazenda São Bento da Lagoa prevê, além da preservação da restinga, a integração total da comunidade de Zacarias e o resgate da cultura pesqueira. No passado, a lagoa tinha produtividade pesqueira excepcional, já tendo atingido mais de 3 mil toneladas por ano, o que representava um terço do total de todo o Estado do Rio. Nas últimas décadas, no entanto, o volume decaiu vertiginosamente. Hoje, a pesca corre o risco de se tornar apenas um símbolo.
A IDB Brasil valoriza a atividade e sabe do valor histórico da pesca na comunidade. Para que isso não aconteça, algumas medidas serão tomadas:

1 – Recuperação da Cultura

A IDB Brasil vai dedicar atenção especial a projetos e programas que visam à recuperação da cultura da pesca artesanal e à revitalização da Lagoa de Maricá.

captura-de-tela-2016-11-23-as-08-48-01

2 – Repovoamento de Peixes

Será desenvolvido um programa de repovoamento de peixes através de um projeto realizado pelo centro de pesquisas do empreendimento.

3 – Infraestrutura

Investimentos em infraestrutura de pesca para a comunidade e a criação da Casa do Caiçara, que funcionará como um centro de resgate da cultura de pesca artesanal.

captura-de-tela-2016-11-23-as-08-48-43

4 – Doação de Materiais

Serão doados materiais de apoio à pesca para incentivar a atividade na região.

5 – Parcerias com instituições

As iniciativas serão executadas através de parcerias com instituições renomadas da área de meio ambiente.

captura-de-tela-2016-11-23-as-08-49-20

6 – Estimulo ao Turismo

O interesse turístico pela pesca, comum em diversas cidades turísticas do Brasil e do mundo, também será estimulado em Zacarias.

7 – Turismo Sustentável

Incentivar o turismo sustentável. Dessa forma, os pescadores viram fornecedores de peixes e camarões, além de montarem negócios de gastronomia local.

8 – Qualificação

Serão oferecidos cursos de qualificação e desenvolvimento de aptidão para o novo mercado de trabalho gerado pelo empreendimento.

 captura-de-tela-2016-11-23-as-08-49-39

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Engraçado, o que está acabando com a pesca em Maricá é a falta de tratamento do esgoto, que vai in natura, por meio dos corpos hídricos da bacia hidrográfica, para as lagoas. O que a IDB propõe em nada adiantará para reativar a pesca por aqui, pois a o motivo do problema continuará a acontecer. Me parece ser este mais um caso de propaganda enganos do que um projeto sério realmente.

Botão Voltar ao topo