Notícias de Maricá

Maricá: Recuperação da pesca em Zacarias dá primeiro passo

Inauguração da sede da Amorpez e da Colônia de Pescadores Z-7 possibilitará a regularização profissional e desenvolver a atividade em Maricá

Neste sábado, dia 17, a Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias (Amorpez) vai inaugurar sua nova sede que, em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-7, irá desenvolver e aprimorar a pesca em Maricá. No local também funcionará uma sub-sede da colônia, que possibilitará a regularização profissional, garantindo direitos como o subsídio municipal da época do defeso. O evento será realizado ao meio-dia e contará com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Rubem Pereira.

Como parte da inauguração, a IDB Brasil, empresa responsável pela Fazenda São Bento da Lagoa,entregará à Amorpez e à Colonia Z7, uma máquina de gelo, para que os pescadores associados a estas entidades tenham acesso gratuito a gelo, artigo essencial para a atividade. A Associação e a Z-7 contarão com o apoio institucional da APREC (Associação para a Proteção dos Ecosistemas Costeiros). Essa é a primeira ação da estratégia da IDB Brasil que pretende recuperar e apoiar a pesca artesanal na região.

Parte do território que compõe o empreendimento, a comunidade luta contra ocupações irregulares. Com a integração total ao empreendimento, os moradores ganharão título de propriedade, e a comunidade será beneficiada por asfaltamento, iluminação e tratamento de esgoto com transformação do efluente em água de reuso, entre outras ações.

Zacarias também ganhará apoio da IDB na preservação da cultura local, com a construção da “Casa do Pescador Artesanal” e na despoluição da lagoa. Além disso, serão desenvolvidas ações de âmbito científico, com um projeto de repovoamento de peixes e investimentos em infraestrutura de pesca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo