ItaipuaçuMeio AmbienteNotícias de Maricá

Balão e ‘calorão’ podem ter causado incêndio em Maricá

Aqueda de um balão aceso em uma região de matas muito secas por causa do calor podem ter provocado um incêndio em uma encosta do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), em Itaipuaçu, na divisa de Maricá e Niterói.
A área afetada possui uma vegetação rupícola, adaptada às condições dos paredões com afloramentos rochosos, e alguns dos remanescentes de Mata Atlântica mais bem preservados do Parque, cuja gestão é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com o apoio da Prefeitura de Niterói.

O fogo começou a se alastrar na madrugada de domingo e por volta de 10h, ao avistar os focos de incêndio, o vice-Prefeito de Niterói, Axel Grael, entrou em contato com equipes do parque. Com a ajuda da Defesa Civil de Niterói, o Corpo de Bombeiros também foi acionado. Alguns voluntários treinados pela Defesa Civil para atuar em situação de incêndio em vegetação também estiveram no local. A fumaça do incêndio chegou a ser tão intensa que também podia ser avistada do lado de Niterói. Os ventos fortes e o calor intenso, segundo os responsáveis pelo combate às chamas, dificultaram muito o trabalho.

Os focos de incêndio custaram o dia inteiro de trabalho das equipes do PESET e do Corpo de Bombeiros. No fim da tarde, uma aeronave do Corpo de Bombeiros deu suporte à ação das equipes de terra.
O fogo só foi controlado no final da tarde de domingo. Outros incêndios semelhantes já atingiram a Serra da Tiririca.

Uma equipe do ‘Maricá Info’ que subiu o Alto Mourão na manhã da segunda-feira (26) encontrou vestígios de um balão na trilha da Pedra do Elefante, um perigo para a fauna, flora e também os visitantes do Parque.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. ALÔ CÂMARA DE VEREADORES E PREFEITURA,SE A SERRA DA TIRIRICA E A VEGETAÇÃO ESTA SOFRENDO, COM ESTE CALORÃO A PONTO DE CAUSAR INCÊNDIO ; IMAGINEM A POPULAÇÃO DO RECANTO 1,2, E 3 EM ITAIPUAÇU SEM ÁGUA, ESTAMOS ANSIOSO A ESPERA DA CHEGADA DE ÁGUA,TODOS OS MORADORES AGRADECEM.OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Botão Voltar ao topo