Notícias de MaricáSaúde

Maricá se prepara para combater o aedes aegypti

O município de Maricá já se prepara contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya.

O forte calor e as chuvas de verão faz com que os ovos dos mosquitos eclodam e que a larva nasça, fazendo com que o número de mosquitos cresça. A prefeitura informou que realiza regularmente vistorias domiciliares em reservatórios e orientações aos moradores para não deixar água parada em pneus e recipientes sem tampas, além de ações de conscientização em escolas do município, praças, bairros e a campanha ‘Dez minutos salvam vidas’.

“Essa ação permanente mantém Maricá com 0,1% (baixo risco) do índice de infestação do aedes aegypti. No ano passado, por exemplo, foram 15 casos confirmados de dengue, 115 de zika vírus e dois de chikungunya e nenhum óbito por essas doenças. A Secretaria de Saúde ainda disponibiliza o Disque Dengue (2637-0091) para denuncias de locais com focos do mosquito”. Diz a prefeitura através de nota.

Apesar das ações da prefeitura, há imóveis que são grandes focos de larvas do mosquito aedes aegypti, como o parque aquático abandonado às margens da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), ao lado do loteamento Manu Manuela. O ‘Maricá Info’ já denunciou esse e outros imóveis, como o hotel ‘Park Lane’, localizado na Avenida Maysa, na altura da rua 108, em Cordeirinho.

As medidas contra o mosquitos todos nós já sabemos, mas não custa lembrar. Não deixe água parada em vasos de plantas, pneus, caixas d’água, garrafas ou qualquer outro recipiente. No verão, a combinação de chuvas e calor intenso faz com que os ovos virem larvas e daí aproveitam a água parada para poder virar o mosquito aedes aegypti. Estudos sugerem que os ovos de A. aegypti resistam por até 450 dias, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento. A eclosão do ovo ocorre quando a água entra em contato com essa estrutura.

Após a eclosão do ovo, o A. aegypti torna-se uma larva, que é composta por cabeça, tórax e abdômen, sendo essa última porção formada por oito segmentos. Durante a fase larval, o Aedes alimenta-se principalmente da matéria orgânicapresente no criadouro e destaca-se por possuir grande agilidade.

A larva passa por quatro estágios até se tornar uma pupa. Em condições favoráveis, com alimento e temperatura entre 25°C e 29° C, o período compreendido entre a eclosão e a pupação gira em torno de cinco dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo