Notícias de Maricá

Senai forma mais uma turma de Costureiro de Vestiário em Maricá

Ao todo, 21 alunas do curso de Costureiro de Vestuário se formam no dia 31/01

O curso de Costureiro de Vestuário, oferecido pela Secretaria de Trabalho através da contratação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), encerra as atividades com a quarta turma desde sua criação no próximo dia 31. Os certificados serão entregues no final de fevereiro.

Durante três meses, de segunda a sexta-feira, 21 alunos (8 pela manhã e 13 à tarde), aprenderam e colocaram em prática conhecimentos de corte e costura e manuseio de máquinas como corte industrial, overloque, inverloque, zig-zag, colarete (galoneira), costura reta (com programa eletrônico), pregadora de botão, caseadora e batedora de cós.

Com mais de 15 anos de ensino industrial pelo Senai, a instrutora Aparecida Fernandes, 54 anos, considera um privilégio lecionar para as alunas de Maricá. “A maioria mora em bairros distantes, mas frequentaram pontualmente o curso, por interesse mesmo de aprender”, declarou. Auri Porto de Lima, 59 anos, casada, moradora em São José do Imbassaí, já costurava fazer consertos. “Com o curso aprendi mais. O que conta é aprender a fazer, e aqui aprendi bastante”, comenta.

Ana Lúcia Pivante, 45 anos, moradora em Inoã, é Técnica em Enfermagem e professora de Artesanato. Mas diz que foi a costura que lhe deu autonomia e liberdade. “Decidi trabalhar em casa para ficar com meus filhos. Com a costura, ajudei meu marido a comprar a casa em que moramos. Aqui aprendi a costurar roupas finas, fazer acabamentos e ainda vou receber certificado do Senai. Progredi bastante e vou aproveitar isto”, disse.

Segundo a subsecretária de Trabalho, Arilda Rocha, esta foi a quarta edição do curso. “Como o contrato encerrou, iniciaremos outro curso, o de Panificação e Confeitaria, no Pólo Profissional de Inoã (no Posto de Saúde Chácaras de Inoã), dentro de algumas semanas”, descreve. Segundo Arilda, os cursos do Senai, como Costureiro de Vestuário, Panificação, Mecânica Automotiva, Logística Portuária e Informática, são muito procurados.

O secretário de Trabalho, Paulo Fatigati, declarou que o investimento em contratos como o feito com o Senai, só acrescentaram ao município. “Estamos estudando fazer novos, inclusive com outras instituições. Queremos preparar profissionalmente o maricaense para o mercado de trabalho que cresce a cada dia”, declarou.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo