Notícias de Maricá

Maricá: Advogada abandona os escritórios e investe na produção de alface hidropônico

Maria Carolina Correia, de 32 anos, ficou desempregada aos 29 anos e começou a produzir alface pelo sistema hidropônico (cultivadas sem solo e com uso constante de água). Agora semanalmente, ela produz  algo em torno de 300 pés de alface por semana no quintal de sua casa. A produtora utiliza 150m² de área no terreno, localizado no bairro de Ubatiba para o plantio de alface roxa, crespa, americana e lisa.

Na última sexta-feira (03), Carolina recebeu o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino. O secretário propôs à agricultora uma parceria com a fundação do Promar (Produtores de Maricá) e consequentemente com a instalação do Banco de Sementes, ela deixaria de comprar a matéria prima na cidade serrana de Sumidouro, como acontece atualmente, e a retiraria na secretaria, pagando com a própria produção.

Com a proposta do secretário, a produtora vai evitar gastos de tempo e dinheiro. “Acho bem legal a proposta. A ideia de trocar sementes por produto vai facilitar muito a minha vida”, comentou. Júlio Carolino acrescentou que o pagamento vai variar de produtor para produtor já que vai depender da cultura produzida. “O tempo de produção da alface é diferente do cultivo do aipim, por exemplo. Com isso, o pagamento será diferente”, afirmou.

Hoje a produtora tem plantadas mais de duas mil mudas e já faz planos para ampliar a área de plantio e as culturas que produz. “Não tenho condições de fornecer para as escolas, por exemplo, por conta da pequena produção, mas isso é questão de tempo. Estou aprendendo com os erros e ainda em aprendizado”, finalizou

Matéria: Inter TV – Afiliada Rede Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo