Notícias de Maricá

Maricá terá Orquestra Municipal

O secretário Geral e de Governo da Prefeitura, Renato Machado, reuniu-se nesta quarta-feira (15/02) com a secretária de Cultura, Andrea Cunha, e com o Coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno, para dar início ao projeto de criação da Orquestra Municipal. O plan do município é formar a orquestra com músicos locais, que também atuarão dando aulas de música em diversos pontos nos cinco distritos da cidade. A iniciativa, segundo Renato Machado, deve começar em maio, já que ainda esta em fase de licitação. O projeto deve atender cerca de 500 jovens e adolescentes de áreas carentes, oferecendo uma possibilidade de inclusão social através da música e possibilitando que a cidade possa ter arte musical nos desfiles e festas comemorativas municipais.

Renato Machado faz questão de acrescentar que a iniciativa não tem qualquer conotação religiosa. A intenção é oferecer aulas de música utilizando os espaços religiosos da cidade porque estes, de certa forma, já estão adequados para a prática musical. Ainda de acordo com o secretário de Governo, a seleção dos integrantes da orquestra será feita através de audição feita por músicos com carreira profissional como o saxofonista José Canuto Verçosa da Silva (Zé Canuto), que é formado em teoria e percepção na Escola de Música Villa-Lobos, e já tocou com Emilio Santiago, Gal Costa, Simone entre outros. Outro que participa da audição é o musico Natinho Battera.

“Aprendi a tocar violão na minha adolescência e passei a ensinar crianças carentes na igreja. A musica muda o mundo da criança. Abre um mundo de possibilidades. Maricá vai se transformar na cidade da música”, afirma Renato. Para a secretária de Cultura, pasta à qual a Orquestra estará vinculada, a formação de uma orquestra sinfônica municipal é de suma importância para cidade, já que além de formar músicos na cidade (atingindo todos os distritos), também possibilitará a descoberta de talentos musicais. ”Todos os eventos, solenidades e inaugurações terão a nossa orquestra para fazer as honras com a sua apresentação, representando oficialmente a cidade”, disse.  Andrea acrescentou que o projeto tem a importância de levar o nome de Maricá para outros municípios, proporcionando também a criação de intercâmbios de projetos musicais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo