Notícias de Maricá

Vereador Ricardinho Netuno realiza reunião para discutir segurança pública com o comandante do 12º BPM

Organizado pelo vereador Ricardinho Netuno (PEN), acorreu na manhã do último sábado (18), uma reunião para tratar da segurança pública de Itaipuaçu. A reunião aconteceu na cede da AMARI (Associação de Moradores do Recanto de Itaipuaçu), em Itaipuaçu, e contou com a presença do Coronel Rocha, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Niterói, do Capitão Barreto, comandante da 4º CIA, responsável pelo policiamento em Maricá de também estava presente, além de um representante do conselho gestor de segurança, do também vereador Filippe Poubel (DEM) e dá população, que levou diversas demandas.

Indagado pelo vereador Ricardinho Netuno, logo de cara o Coronel garantiu reforço no contingente de policiais em Itaipuaçu durante as festividades do carnaval. A frente do 12º BPM a pouco mais de 3 meses, o comandante Rocha disse ainda que a cidade de Maricá tem características próprias que diferenciam de outros municípios quando se trata de segurança. Para ele, um modelo que funcionária bem para a cidade é o de Rede Solidária de proteção. Nesse modelo ocorre uma integração maior entra polícia militar, polícia civil, secretaria de segurança e comunidade. Para isso ele pede uma participação maior da população.

“Todos os entes públicos e privados integrados na melhoria da segurança do cidadão. Aumentar a relação entre polícia e comunidade para reduzir os indicadores de criminalidade e violência. Melhorando a sensação de segurança das pessoas”, explicou o Coronel.

O Comandante adiantou ainda que existe a possibilidade de uma companhia independente em Maricá, outra solicitação do vereador Ricardinho Netuno para melhorar a segurança. Segundo ele, esse antigo desejo dos moradores pode estar bem próximo.

Uma das perguntas feitas pelo vereador Ricardinho, foi sobre a possibilidade de uma cabine da PM no alto da serrinha, que liga Itaipuaçu e Niterói. Uma das poucas saídas do bairro, a Serra da Tirirca, é rota constante de fuga de criminosos. O Coronel Rocha e o Capitão Barreto ficaram de verificar a possibilidade.

“É difícil de trabalhar em Itaipuaçu por se tratar de uma área extensa com muitas ruas cortando. O ideal é fazer uma ação conjunta com o BPRv para coibir a entrada desses meliantes”, contou o Capitão Barreto. Segundo ele, Itaipuaçu hoje conta com um contingente de 5 viaturas, duas com turno de 24h e três de 12h, além de duas motocicletas. São 14 policiais, de acordo com o comandante da 4º CIA.

Ricardinho se comprometeu em ir até o BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária) levar um ofício e solicitar uma ação conjunta para melhorar o policiamento na região.

“ Estaremos sempre em contato levando os problemas de segurança aos comandantes. A maior mancha criminal da cidade é a de Itaipuaçu, mas estamos trabalhando em conjunto para reverter isso”, falou o vereador.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Gostei muito de saber que realmente pode colocar uma cabine da policia na entrada da seria ótimo

Botão Voltar ao topo