Notícias de MaricáSaúde

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

Estima-se que cerca de 45 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem alguma forma de lesão glaucomatosa. No Brasil mais de 900.000 pessoas são glaucomatosas, sendo que apenas a metade delas sabe que é portadora desta doença. Apesar de ser uma doença até então irreversível, ela pode ser estabilizada, controlada com ajuda de colírios e até mesmo cirurgia.

IMG 4061Durante a Semana Mundial do Glaucoma, que acontece entre os dias 12 a 18 de marco, a atenção para esta doença torna-se ainda maior. “E uma semana de troca de informação e conta com uma reunião de vários especialistas em Glaucoma, além de ações sociais como entrega de folders informativos”, afirma Paula Marco Ferraz, médica Oftalmologista Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

Caso seja detectada precocemente, há a possibilidade de controle e estabilização dos efeitos da doença. Dra Carolina Borges Soares, oftalmologista especialista em Glaucoma, ainda ressalta a importância de consultas regulares ao oftalmologista a fim de detectar possíveis sinais precoces do Glaucoma e também de outras doenças oculares.

“A comunidade médica recomenda a visita ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, o paciente tendo algum problema ocular ou não. Através de um acompanhamento médico, torna-se possível detectar problemas oculares ainda na infância”, complementa a médica.

A Semana Mundial do Glaucoma busca mobilizar a profissionais de saúde ocular de todo o mundo para a importância da orientação a respeito da doença, além de oferecer meios para o diagnóstico antecipado, se houver indicação.

Dra Paula Marco de Souza Ferraz- CRM 5287761-1

Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma -SBG. Fellowship em Glaucoma e Catarata pela Santa Casa de Belo Horizonte-MG

Carolina Borges Soares- CRM CRM 52.75340-8

Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Fellowship em Glaucoma e Catarata pala Santa Casa de Belo Horizonte. Preceptora do Setor de Glaucoma do Hospital da Polícia de Niterói (HPMNIT)

Atendimento em Maricá na Climar: Rua Expedicionário Luiz Manoel Ferreira, 5, Eldorado, Maricá. Tel. 2637-5014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo